Trabalho sobre multinacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Rafael costa Lehn n°32 1°AFM

Trabalho de AON

Empresas multinacionais

Escola salesiana – campus são jose 2012

Multinacionais

Multinacionais, também conhecidas comotransnacionais, são empresas que possuem matriz num país e possuem atuação em diversos países. São grandes empresas que instalam filiais em outros países em busca de mercado consumidor, energia,matéria-prima e mão-de-obra baratas.
Estas empresas costumam produzir produtos para comercializar nos países em que atuam ou até mesmo para enviar produtos para serem vendidos no país de origem ou outrospaíses. Dentro do contexto atual da globalização, é muito comum as empresas multinacionais produzirem cada parte de um produto em países diferentes, com o objetivo de reduzir custos de produção.
Aentrada de empresas multinacionais num país é algo positivo, pois gera empregos e desenvolvimento. Porém, grande parte do lucro obtido por estas empresas é enviado para a matriz.
No Brasil, aentrada de empresas multinacionais começou a ganhar importância durante o governo de Juscelino Kubitschek, quando o país procurou atrair montadoras de veículos estrangeiras. Neste governo,instalaram-se no Brasil as empresas Ford, Volkswagen, Willys, GM, entre outras.

Vantagens
As vantagens são: geração de empregos diretos e indiretos, aumento do produto interno bruto (ou seja, aumentoda riqueza produzida no país) , nova tecnologia , produtos produzidos em território nacional o que permite exportação , arrastamento de tecnologia em outros setores do país.
desvantagens

Asmultinacionais se instalam em países subdesenvolvidos simplesmente em busca do baixo custo da matéria prima e mão de obra, visando retirar o máximo de lucros de um mercado ávido por novidades,mas sem o menor poder de escolha, cobrança e atuação. As empresas exploram, aferem elevados lucros e remetem para a matriz sem o comprometimento com os países onde estão as subsidiárias.
tracking img