Trabalho sobre midias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BLU-RAY DISC

































SUMÁRIO:

1. História do Blu-Ray 4

2. Blu-Ray vs. HDDVD 4

3. Tecnologia Blu-Ray 6

3.1. Comprimento da Onda 6

3.2. Tamanho do ponto de mídia 6

3.3. Espaço entre pontos de gravação (Track Pitch) 7

3.4. Estrutura de fixação dos dados 8

3.5. Capa de substrato Durabis 9

3.6. Velocidade 9

3.7.Armazenamento 10

4. Usos do Blue-Ray 11

5. Blu-Ray 3DTM 12

6. Blu-Ray no Brasil + Problemas 13

7. Referências Bibliográficas 13






















1. História do Blu-Ray
No final da década de 90, o uso de conteúdo em alta definição (HD - High Definition) se tornava cada vez mais comum. Porém, nessa época, as mídias existentes (CDs, DVDs, entre outras)não eram capazes de gravar e reproduzir esse tipo de tecnologia de uma maneira viável economicamente; assim, era necessário que uma nova tecnologia, com uma capacidade maior de armazenamento, fosse desenvolvida.

Nessa época, já se sabia que a utilização de lasers com um comprimento de onda menor permitiria um armazenamento ótico com maior densidade. Assim, quando o pesquisador japonês ShujiNakamura inventou um diodo de laser azul prático ( com comprimento de onda igual a 405 nm - menor que o do DVD, que era 650 nm ), o caminho ficou aberto para a criação do formato de disco óptico Blu-Ray.

A empresa que iniciou o desenvolvimento desse padrão foi a Sony, que primeiramente trabalhou em duas novas tecnologias: UDO (Ultra Density Optical) e DVR Blue; esta última apresentava umformato regravável e se mostrou mais vantajosa, e o seu projeto continuou a ser desenvolvido em parceira com a empresa Pionner.

Em fevereiro de 2002, o DVR Blue foi renomeado para Blu-Ray. Nessa mesma época, foi criado também o consórcio Blu-ray Disc Founders, formado por empresas responsáveis pela criação do projeto e outras que ingressaram posteriormente. Algumas dessas empresas são:Sony, Pionner, LG, Dell, Philips, Samsung, 20th Century Fox, entre outras.Em 2004, esse consórcio foi renomeado para Blu-ray Disc Association, e continua recebendo novos integrantes até hoje. Nesse mesmo ano, as especificações técnicas da tecnologia foram concluídas. Era o início de uma nova era.


2. Blu-Ray vs. HDDVD
Evidentemente, não foi só a Sony que se interessou por esse novosegmento. Outras empresas também desenvolveram novas mídias para serem as sucessoras do DVD. A principal delas foi o HD-DVD (sigla para High-Definition DVD ou High-Density DVD), padrão desenvolvido por algumas empresas lideradas pela Toshiba. Essa disputa durou cerca de 4 anos; defendendo o Blu-Ray, lideradas pela Sony, estavam empresas como: Apple, LG, Philips, Dell e Panasonic. Do lado do HD-DVD, alémda Toshiba,estavam: Intel, NEC, Universal Pictures, entre outras.

Ambas as tecnologias tinham muitas semelhanças: o comprimento de onda dos lasers eram bem parecidos (400 nm do HD-DVD e 405 nm do Blu-Ray), a cor do feixe era azul para ambos e as dimensões dos discos eram as mesmas. A principal diferença entre os padrões estava na capacidade de armazenamento: enquanto o Blu-Ray ( em umdisco com uma camada de dados) armazenava 25 GB, o HD-DVD armazenava apenas 15 GB, devido a pequenas diferenças, como o tamanho das cavidades da camada de dados (0,2 mícron para HD-DVD e 0,15 mícron para Blu-Ray) e o track pitch (0,40 mícron do HD-DVD e 0,32 mícron para Blu-Ray). Apesar disso, no geral, os padrões eram bastante parecidos.

Entretanto, a diferença entre as capacidades dearmazenamento não foi o fator decisivo para a vitória do Blu-Ray, mesmo porque os 15 GB do HD-DVD já satisfaziam as indústrias de entretenimento, além de apresentar um custo teoricamente menor. O que acabou determinando essa escolha foi o apoio cada vez maior ao Blu-Ray por parte de fabricantes,distribuidores de filmes e outras empresas, deixando bem claro qual escolha o mercado havia feito e...
tracking img