Trabalho sobre medicina nuclear

QUESTIONÁRIO SOBRE Medicina Nuclear

Aluno: Arquimedes Machado
Turma: TR - 09 // 2012

Questionário sobre Medicina Nuclear

1- A Medicina Nuclear é o campo da Medicina que utiliza a radioatividade para o diagnóstico e a terapia de patologias.
2- Além dos médicos, os grandes centros possuem um ou mais físicos e além disso a equipe deve possuir umRadio-Farmacêutico. E os equipamentos são operados por técnicos com treinamento adequado.
3- Diagnóstico in vivo : È um dos melhores exames realizados para verificação da funcionalidade de um órgão ou para a detecção precoce de tumores, também é conhecida como mapeamento.
Terapia - È aquela onde são administrados radiofármacos ao paciente, o mesmo após consultas com seu médico e com o médico nuclear, com aconfirmação dos exames deve comparecer no serviço para receber o radiofármaco, que é administrado por via oral na forma de comprimidos.
4- a) Esta sala deve ter uma área de no mínimo dois metros quadrados por paciente, ou invés de uma sala única colocar boxes para comportar os pacientes, evitando que irradiem uns aos outros, neste caso cada boxe deve ter três metros quadrados.
b) Uma vez que opaciente esteja injetado com material radioativo, ele não pode utilizar um sanitário comum. Pois, estaria irradiando as demais pessoas ao se deslocar até o local. Além disso, o metabolismo poderia levar o material radioativo para ser filtrado pelos rins e acabar sendo depositado na bexiga, logo a urina deve ser considerada sujeito radioativo e ser armazenada adequadamente até cair.
c) Esta sala deveconter recipientes revestidos com chumbo para que os materiais, como por exemplo, restos de radiofármacos, luvas, seringas entre outros. Fiquem armazenados até que decaiam para níveis seguros, podendo ser eliminados ou transportados.
d) Este laboratório também conhecido como sala quente, é o local onde será preparado o Radiofármaco para ser administrado no paciente. Deve ter paredes e pisoslisos, com cantos arredondados facilitando a descontaminação. A bancada de trabalho também deve ser lisa e impermeável. É obrigatório forrá-la com uma camada plástica sem emendas e por cima colocar uma camada de papel absorvente. A pia deve conter 40cm de profundidade com uma torneira que seja acionada sem o uso das mãos.
e) Esta sala é exclusiva para pacientes que irão receber o Radiofármacoespecificado pelo médico para a realização do exame. Deve possuir no mínimo 5,5m².
f) É o local onde será instalado o equipamento de mapeamento.
g) Quando o serviço oferece a terapia e a dose administrada ao paciente for superior a 1,11Gbq, então deverá ser providenciado um quarto para que o paciente fique em repouso esperando o decaimento radioativo. As paredes e as portas do quarto devem serblindadas, o piso e as paredes devem ser construídas com material impermeável e arredondados para evitar a descontaminação.
5- Áreas livres- São aquelas que não precisam de nenhuma medida de radioproteção.
Áreas restritas- Dividi-se em duas:
Supervisionados, onde deve existir um controle de acesso, e é recomendado o uso do dosímetro individual, devehaver uma monitoração de área esporadicamente. Controlada: Onde tem que existir um controle de acesso ao local, é obrigatório o uso do dosímetro individual, a monitoração diária deverá ser frequente e deve existir um controle de entrada e saída de materiais.
6- Mapeamento retilíneo - È feito através de um detector comcristais de cintilização, colocam-se esse detectores acoplados a um circuito eletrônico e uma lâmpada, a intensidade da radiação é detectada e produzirá uma intensidade luminosa na lâmpada, gerando assim uma imagem em um filme.
Gama Câmara - Foi criada em 1956,tinha como objetivo reduzir o tempo de exame e utilizar um detector para uma de raios de gama, com um pois, elas precisam estar...
tracking img