Trabalho sobre mayol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALINE SOARES MASANO
INGRID MOURA ALVES
JAQUELINE SOARES DE OLIVEIRA
MARIA CLARA FIGUEIRA
PAOLA CAVALHERI TIOFILO
WALACE ARAUJO

TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS:
ELTON GEOGE MAYO

SÃO PAULO 2012




ALINE SOARES MASANO
INGRID MOURA ALVESJAQUELINE SOARES DE OLIVEIRA
MARIA CLARA FIGUEIRA
PAOLA CAVALHERI TIOFILO
WALACE ARAUJO

TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS:
ELTON GEOGE MAYO

Objetivo: Apresentar a teoria das relações humanas as conclusões obtidas na experiência em Hawthorne- Curso Administração de Recursos Humanos, da Universidade Nove de Julho(UNINOVE) 1º semestre turma C – Noturno.

Professor Orientador: Valmir Ventura

SÃO PAULO 2012

SUMARIO

INTRODUÇÃO

SUMARIO

1.0 Introdução : A escola das Relações Humanas
2.0 Hawthone:os estudos de Elton Geoge mayo
2.1 Sala de provas de montagem de Reles
2.2 Programas de estrutura
2.3 Sala de observação de montagem de terminais
3.Conclusão de experiência em Hawthone
4. Inplicação de experiência em Hawthone
5. A organização Informal
6. Empresa Top Cau Modelo Mecanico
7. Bibliografia Referencia
*

1. Introdução: A Escola das Relações Humanas
A Teoria das Relações Humanas surgiu nos Estados Unidos como consequência imediata das conclusões obtidas na Experiência em Hawthorne, desenvolvidapor Elton Mayo e seus colaboradores. Foi basicamente um movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração.
A Escola das Relações Humanas é o grande contraponto às teorias de Taylor e Fayol, por afirmar que o trabalho é uma atividade grupal e que os indivíduos têm motivações não econômicas (psicológicas) para o trabalho. A teoria das Relações Humanas só ganhou expressão após amorte de Taylor, a partir do início da década de 30.
A partir da Abordagem Humanística, a Teoria Administrativa sofreu Evolução do Pensamento Administrativo ,uma verdadeira revolução conceitual, transferindo a ênfase do pensamento administrativo dos processos (Taylor) e da estrutura (Fayol) para as pessoas que trabalhavam na organização.
Seu surgimento deve-se em grande parte ao desenvolvimentoda Psicologia, bem como às modificações ocorridas no panorama social, econômico e político da época, com destaque para o advento da Grande Recessão dos anos 30, que forçou as empresas a redefinirem seus conceitos de produtividade.
A Teoria das Relações Humanas surge a partir dos seguintes fatores:
• A necessidade de humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos emecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano;
• O desenvolvimento da psicologia e da sociologia no início do século XX;
• As conclusões da Experiência de Hawthorne, desenvolvida entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo.

2. Hawthorne: os Estudos de Elton George Mayo
A Western Eletric era uma companhia norte-americana que fabricavaequipamentos para empresas telefônicas. A empresa sempre se caracterizara pela preocupação com o bem estar de seus funcionários e por cerca 20 ano não se constatara nenhuma greve ou manifestação.
No período entre 1927 e 1932 foram realizadas pesquisas em uma das fábricas da Western Electric Company, localizada em Hawthorne, distrito de Chicago. A fábrica contava com cerca de 40 mil empregados e asexperiências realizadas visavam detectar de que modo fatores ambientais - como a iluminação do ambiente de trabalho - influenciavam a produtividade dos trabalhadores.
Estas experiências foram coordenadas por Elton Mayo e se estenderam ao estudo da fadiga, dos acidentes no trabalho, da rotação de pessoal e do efeito das condições físicas de trabalho sobre a produtividade dos empregados.
O principal...
tracking img