Trabalho sobre maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Ciência Política Curso: Direito
Professora:
Acadêmica:
Estudo dirigido

1. A política como categoria autônoma.
Resposta: A desvinculação da religião e da ética deixa de serteocentrista e passa a ser antropocêntrica, há uma distinção da ética política e a moral privada (particular), o que dever ser julgada são as ações políticas tendo em vista as circunstâncias vividas e oque foi alcançado na busca do bem comum.
2. Características do Estado Moderno.
Resposta: * Monopólio na elaboração e aplicação das leis;
* Recolhimento de impostos;
*Criação da moeda;
* Exército.
3. Quem é Nicolau Maquiavel.
Resposta: Maquiavel foi um grande estudioso da política de sua época, não apenas teceu teses sobre a vida política,como também viveu intensamente o poder político de sua época. Sua experiência em cargos públicos e conhecimento direto com reis, papas e nobres foi crucial para a elaboração de seu livro mais famoso:O Príncipe.
4. Como era analisada a ação política por Maquiavel.
Resposta: Na Idade Média a política apresentava uma moral laica, secular, de base naturalista, havia uma autonomia política, negaçãodas questões morais anteriores a ação política; no novo Estado Moderno as ações deixam de serem analisadas em função de uma hierarquia de valores dada a priori, mas sim em vista das conseqüências,dos resultados da ação política. Para Maquiavel se o individuo aplicar de forma inflexível o código moral que rege sua vida pessoal à vida política, sem duvida colherá fracassos sucessivos,tornando-se um político incompetente.
5. Qual a importância do livro O Príncipe.
Resposta: Para Rousseau ao contrário do que muitos pensam Maquiavel quis com sua obra fazer uma sátira inteligentedesmascarando as práticas despóticas, ensinando assim o povo a se defender dos maus governantes, e a forma mas próxima de se governa democraticamente com o apoio do povo.
6. Maquiavel toma a política...
tracking img