Trabalho sobre ludicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O presente trabalho tem como objetivo verificar como ocorre o aprendizado da criança, buscando entender qual o papel do professor, da escola e da família nesse processo de aprendizagem que inicia-se no ventre materno e continua durante toda nossa vida, procurando entender as diversas formas pelo qual ocorre este processo, visto que a criança aprende experimentando evivenciando o mundo a sua volta .
Propiciar situações variadas para que ocorra este aprendizado é tarefa dos pais e professores, estimulando as crianças em novas aprendizagens, desenvolvendo assim o biológico, o psicológico e o social.
Este trabalho foi elaborado através de pesquisa de campo realizada no Centro de Educação Infantil Pequeno Príncipe localizado em Roberto Silveira( Distrito de Umuarama), onde foram feitas entrevistas com os professores: Raimunda Maria da Silva ( Pré-I); Simone Mariano Ferreira ( Berçario); Gildázio da Cunha ( Pré-II) e a partir dos dados obtidos, realizamos um texto reflexivo sobre o aprendizado na escola acima citada.

































Desenvolvimento


De acordo comdados coletados em pesquisa feita com professores;???? Vivenciamos um período bastante significativo da nossa história, estamos vivendo em um mundo cada vez mais globalizado, tudo acontece de forma acelerada e simultânea. As famílias e a sociedade sofreram inúmeras mudanças, todas bastante significativas até chegarmos ao momento atual. Uma das premissas da escola é a de preparar o indivíduo paraconviver em sociedade, uma sociedade do futuro, muito provavelmente terá seu sucesso baseado na capacidade de acesso e organização de informações. O professor deve fazer um diagnóstico para saber em que nível de desenvolvimento a criança se encontra, para assim realizar as atividade de acordo com o desenvolvimento de cada uma.Para a professora do berçário a criança precisa ser estimulada, não só quando vai para um centro de educação, mas essa estimulação deve ser feita desde o ventre de sua mãe, por isso a integração da família na aprendizagem é de extrema importância na construção da identidade, da autonomia, responsabilidade, conhecimento e exercício de cidadaniapara o sucesso no desenvolvimento intelectual, moral e na formação do indivíduo como um todo.
Este desenvolvido pretende estimular a criança a desenvolver diferentes capacidades, habilidades, atitudes, valores,identidade , autonomia ter imagem positiva de si, aumentando sua autoconfiança e identificar, cada vez mais, limitações e possibilidades, agindo de acordo com elas; Identificar eenfrentar situações de conflito, utilizando recursos pessoais; respeitar as outras crianças e os adultos e exigir reciprocidade; identificar e valorizar ações e cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivências; adotar hábitos de cuidado pessoal, valorizando as atitudes relacionadas com higiene, alimentação, conforto, segurança, proteção do corpoe aparência; o Identificar e compreender a pertinência da sua participação nos grupos de que fazem parte, respeitando as regras básicas de convívio social e a diversidade de indivíduos que os compõem. Sempre objetivando o desenvolver na criança das habilidades emocionais, afetivas, cognitivas, trabalhando com atividades lúdicas onde a crianças possam aprender brincando e desenvolver suashabilidades através do convívio com professor e colegas da escola. Para Simone, as crianças do berçário precisam de cuidados, como trocar fraldas, alimentar, dar banho, mas não é só isso ela precisa estimular as crianças, planejar atividades que desenvolva a motricidade, por exemplo, para ela o...
tracking img