Trabalho sobre industria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2 SUA HISTÓRIA

A empresa Inpreart Indústria de Pré-Moldados e Artefatos de Concreto Ltda teve sua fundação no ano de 1994, mas seus fundadores possuem experiência há muito mais tempo, ou seja, nos anos 70, seu pai, o Sr. Amir Renato da Cruz já possuía uma indústria de artefatos de concreto, mais precisamente de tubos de concreto, consequentemente criou os filhos, e estes, com poucaidade começaram a ajudar o pai na produção e em outros serviços.
Não se pode negar que todo o processo produtivo era totalmente diferente, pois a maior parte era manual, com poucos maquinários. De qualquer maneira, o conhecimento adquirido foi fundamental no momento em que a empresa fechou, devido ao falecimento do Sr. Amir em 1993, e seus filhos, juntamente com a mãe, resolveram no anoseguinte fundar uma nova empresa, no mesmo segmento.
Começava aí uma trajetória de sucesso, pois ao longo destes últimos 14 anos a empresa só tem crescido, basta para isso, observar que em 1994 começava com apenas 10 funcionários e uma limitada capacidade de produção. Hoje, passados estes anos, possuem aproximadamente 70 funcionários e uma enorme estrutura física e de maquinários.

3CARACTERÍSTICAS INSTITUCIONAIS

Fundada em 10 de maio de 1994, com Capital Social integralizado no ato da constituição, tendo participação nas cotas o Sr. Amir Renato da Cruz Júnior, e a mãe, a Sra. Lea da Cruz. Os outros dois irmãos de Júnior, o Sr. Rodrigo da Cruz e a Sra. Caroline da Cruz integram a sociedade atuando na diretoria da empresa, sem ter cotas no Capital Social. A empresa possui a razãosocial Inpreart Indústria de Pré-Moldados de Artefatos de Concreto Ltda, está situada na Rua Abel Scussiato n.º 2995 no bairro Atuba, Município de Colombo, Estado do Paraná.
O Contrato Social da empresa possui todas as cláusulas determinadas no artigo 997 do Código Civil Brasileiro, inclusive, define como sócio-administrador o Sr. Amir.
A empresa caracteriza-se pelo elevado grau deespecialização de seus processos, alta flexibilidade na produção, processos de dosagem, produção e cura totalmente integrados, disponibilidade de moldes para a fabricação dos mais variados diâmetros, instalações para controle de qualidade da matéria-prima e produtos acabados.

3.1 ESTRUTURA FÍSICA

Num imóvel medindo 36.000 m², possui 07 barracões variando entre 500 m² e 2.000 m² cada, todos commaquinários montados e linha de produção de diversos tamanhos de tubos de concreto, de 20 cm a 220 cm de diâmetro. Sendo utilizados dependendo dos pedidos e do prazo de entrega em relação ao tempo que será necessário para produzi-los.
Na área administrativa, possui um imóvel com mais de 300 m², dividido da seguinte forma: no térreo uma ampla sala onde estão a recepção e demais departamentos. Noprimeiro andar estão as três salas dos sócios-gerentes, mais um espaço com churrasqueira, onde é servido o buffet para o pessoal administrativo e uma pequena sala onde estão os arquivos da empresa. Já o segundo andar possui uma única e espaçosa sala de reuniões.

3.2 ESTRUTURA OPERACIONAL

Tem aproximadamente 45 funcionários no pátio de produção, divididos em pequenas equipes que atuam nosdiversos barracões. Cada equipe tem um número de pessoas que pode variar em relação à outra devido ao tamanho do tubo de concreto que será produzido e ao tipo de maquinário que será utilizado, pois algumas máquinas são mais automatizadas que outras. Além dos funcionários da produção, também trabalham no pátio, o Sr. Rodrigo que é o responsável por toda área de produção, o chefe de produção geral e umtecnólogo em concreto. Trabalham também motoristas, zeladores, vigias. A empresa faz todas as entregas, pois possui 13 caminhões.
O horário de trabalho é das 08 às 18 horas, com intervalo de 01 hora para almoço, de segunda à sexta.
O salário pago ao pessoal da produção é, em média, R$ 700,00 mais adicional de R$ 8,00/dia por produtividade, ou seja, é estipulada a produção diária de...
tracking img