Trabalho sobre hormonios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Testosterona
Testosterona é uma hormona ou hormônio esteróide produzida tanto nos homens quanto nas mulheres. Nos homens pelos testículos(os quais também produzem espermatozóides e uma série de outros hormônios que controlam o desenvolvimento normal e funcionamento), nos indivíduos do sexo feminino, pelos ovários, e, em pequena quantidade em ambos, também pelas glândulas supra-renais. Valeressaltar que a síntese da testosterona é estimulada pela ação do LH (hormônio luteinizante), que por sua vez é produzido pela pituitária anterior (adenohipófise ou simplesmente hipófise).
Função: A testosterona é responsável pelo desenvolvimento e manutenção das características masculinas normais, sendo também importante para a função sexual normal e o desempenho sexual. Apesar de ser encontrada emambos os sexos, em média, o organismo de um adulto do sexo masculino produz cerca de vinte a trinta vezes mais a quantidade de testosterona que o organismo de um adulto do sexo feminino, tendo assim um papel determinante na diferenciação dos sexos na espécie humana.

Reportagem
Estudo diz que senso de humor está ligado à testosterona
Publicada em 21/12/2007 às 12h40m
BBC 
LONDRES - Umaexperiência inusitada feita por um pesquisador britânico e relatada pelo British Medical Journal aponta que homens são mais 'cômicos' do que mulheres por causa do hormônio masculino testosterona. Na avaliação do professor Sam Shuster, do Hospital Universitário de Norfolk e Norwich, os homens costumam contar mais piadas do que as mulheres e normalmente suas chacotas são mais intensas e 'abusadas'.
Paraconfirmar sua tese, Shuster foi passear pelas ruas da cidade de Newcastle Upon Tyne num monociclo antigo e observou a reação de cerca de 400 homens e mulheres ao passarem por ele.
Ele observou que quase metade das pessoas, mais homens do que mulheres, reagiram verbalmente. Poucas mulheres fizeram comentários cômicos ou depreciativos, enquanto 75% dos homens arriscaram uma piada, como porexemplo: "E aí, cara, perdeu a roda?".
Shuster observou ainda que geralmente os comentários masculinos foram mais debochados e humilhantes. Os mais jovens que passavam de carro eram particularmente agressivos, chegando a baixar a janela para gritar comentários abusivos. Em contrapartida, as mulheres fizeram mais comentários de incentivo ou elogios.
Idade
"A idéia de que andar numa monocicleta pela ruaé algo intrinsecamente engraçado não explica os resultados", afirmou o professor.
Segundo ele, a simples explicação seria a presença de hormônios masculinos, como a testosterona, que provoca um comportamento mais agressivo nos homens.
De acordo com a pesquisa, essa postura mais agressiva seria resultado de uma exposição ao hormônio no útero materno. E o humor, por sua vez, seria derivado daagressão.
Shuster ainda observou que o comportamento agressivo entre os homens diminuía conforme a idade. Ao cruzarem com ele pela rua, os mais velhos fizeram comentários mais encorajadores, mais parecidos com os das mulheres.
Para mais notícias, visite o site da BBC Brasil
Fonte: © British Broadcasting Corporation 2006. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem aautorização por escrito da BBC BRASIL.

Insulina
Função: Insulina é a hormona responsável pela redução da glicemia (taxa de glicose no sangue), ao promover o ingresso de glicose nas células. Esta é também essencial no consumo de carboidratos, na síntese de proteínas e no armazenamento de lipídios (gorduras).
Glândula produtora : É produzida nas ilhotas de Langerhans, células do pâncreas endócrino.Órgão alvo : Age numa grande parte das células do organismo, como as células presentes em músculos e no tecido adiposo, apesar de não agir em células particulares como as células nervosas.
Quando a produção de insulina é deficiente, a glicose acumula-se no sangue e na urina, destruindo as células por falta de abastecimento:diabetes mellitus. Para pacientes nessa condição, a insulina é...
tracking img