Trabalho sobre henry faiol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 BIOGRAFIA 3

2 FUNDAMENTOS 4

3 CRITICAS SOBRE A TEORIA..................................................................................9

4CONCLUSÃO.........................................................................................................10




Biografia

Henry Fayol era um engenheiro francês que dedicou sua vida à empresasno setor de mineração e um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, sendo o fundador da Teoria Clássica da Administração e autor de
Administração Industrial e Geral(título original: Administration industrielle et générale).Creditava seu sucesso como administrador a um sistema de administração que é descrito em seu livro publicado em 1916.
Fayol era filho de pais franceses. Seu pai André Fayol, um contramestre em Metalurgica. Casou-se com Adélaïde Saulé e teve três filhos, Marie Henriette, Madeleine e Henri Joseph, o último sempre hostil às ideias do pai.
Criou o Centro de EstudosAdministrativos, onde se reuniam semanalmente pessoas interessadas na administração de negócios comerciais, industriais e governamentais, contribuindo para a difusão das doutrinas administrativas. Entre seus seguidores estavam Luther Guilick, James D. Mooney, Oliver Sheldon e Lyndal F. Urwick. Também direcionou seu trabalho para a empresa como um todo, ou seja, procurando cuidar da empresa de cima parabaixo, ao contrário das ideias adotadas por Taylor e Ford.







FUNDAMENTOS

O sistema criado por Henry Faiol, repousa sobre uma distinção das funções essenciais da empresa em seis categorias e as funções do administrador em cinco elementos.
Além disso, enuncia 14 princípios gerais da administração, que refletem orientações gerais embutidas nele.

[pic]Funções Basicas


Fayol procurou dividir qualquer empresa em seis funções básicas:


1. Técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa


2. Comerciais, relacionadas com a compra, venda e permutação


3. Financeiras,relacionadas com a procura e gerência de capitais


4. Segurança, relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas


5. Contábeis, relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas


6. Administrativas, relacionadas com a integração das outras cinco funções.


As funções administrativas coordenam as demaisfunções da empresa.























Elementos da Função Administrativa


1. Planejar - Estabelece os objetivos da empresa, especificando a forma como serão alcançados. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas. É a primeira das funções, já que servirá de base diretora àOperacionalização
2. Organizar - É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.
3. Comandar - Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, ou seja, que a forma como administradores esubordinados se influenciam esteja explícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definidos.




4. Coordenar - A implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação as atitudes e esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas.
5. Controlar - Controlar é estabelecer padrões e medidas de...
tracking img