Trabalho sobre Handebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 Introdução
 
Atualmente o handebol é um dos esportes mais praticados no âmbito das escolas brasileiras. Cada vez mais popular esta modalidade esportiva, por  conta dos diversos fatores que a envolvem, no dias atuais. Esta modalidade foi criada na última metade do século XIX na Alemanha com o nome de “Raftbal ”. Inicialmente se popularizou em campos defutebol com numero de jogadores igual ao do futebol, dimensões de quadra, porém, devido às dificuldades encontradas com o rigoroso inverno europeu, foi substituído pelo “Handebol de salão” tal qual o praticado atualmente pela (Confederação Brasileira de Handebol, s.d.). Considerando o quadro atual da modalidade, o handebol, assim como os demais esportes coletivos são caracterizados principalmentepelo esporte de rendimento.
















História do Handebol

Em 29 de outubro de 1917, surgiu uma modificação no aperfeiçoamento do Handebol. O professor alemão da Escola Normal de Educação Física de Berlim Karl Schelenz, com a colaboração de dois patrícios, Max Heiser e Erich Konig trabalharam na formaçãodo Handebol como esporte competitivo. No sentido de obter uma divulgação maior, enviou este trabalho, juntamente com as regras especiais do Handebol de campo, a países como: Estados Unidos, Irlanda, Itália, Suíça, França, etc.
Foi assim que surgiu este esporte competitivo, que anteriormente, era praticado apenas como preliminar e mais pelo sexo feminino. Agora, já seria praticado tambémpelo sexo masculino, o que aumentaria ainda mais o espírito de competição.
É por essa razão que chamamos Karl Schelenz, o pai do Handebol, já que foi ele quem adaptou o Torball para o Handebol, forçando assim, a popularização do jogo em toda a Europa. Este trabalho foi favorecido pelo fato de ter sido ele, professor da Faculdade de Educação Física de Berlim, onde havia muitos alunosestrangeiros, que levaram para seus respectivos países os conhecimentos ali obtidos. O professor Schelenz fez palestras sobre a nova modalidade em vários países europeus, entre 1920 e 1930.









Regras

1) Dimensões da quadra: 40x20m.
2) Distância que devem observar os jogadores adversários até que os tiros sejam cobrados: 3m.
3) É considerado gol: Quandoa bola ultrapassar completamente a linha de gol.
4) Tiro de 7m: É cobrado quando um jogador de quadra passa a bola para o seu próprio goleiro dentro da área de gol. Durante a execução de um tiro de 7m qual a colocação dos jogadores de defesa e de ataque éfora da linha dos 9m
5) Sanções disciplinares: No jogo as sanções são progressivas seguindo a ordem: advertência, exclusão, desqualificação,expulsão.
6) Passos:  Pode-se dar, no máximo, 3 passos com a bola na mão.
7) 4 casos onde é ordenado Tiro Livre:É ordenado Tiro Livre no handebol nos seguintes casos: entrada ou saída irregular de um jogador, lance de saída irregular, manejo irregular da bola, comportamento incorreto para com o adversário, execução ou conduta irregular no lance livre e no tiro de 7m; conduta anti-desportiva.
8)Os casos em que o jogo é reiniciado com um Tiro de Árbitro:
Um tiro de Árbitro de handebol é ordenado quando:
a) jogadores de duas equipes cometerem ações anti-regulamentares ao mesmo tempo na quadra.
b) a bola encostar o teto ou objeto fixado sobre a quadra.
c) o jogo é interrompido sem que tenha acontecido qualquer infração e a bola não estar em poder de nenhuma equipe.
d) o primeiro ou osegundo meio tempo tenha sido encerrado antes do tempo regulamentar e os jogadores tenham abandonado a quadra. Neste caso, o jogo de handebol é retomado por um tiro de árbitro executado do centro da quadra após o apito do árbitro. Sem apitar, o árbitro central lança a bola para cima no local onde a bola se encontrava no momento da interrupção do jogo. Caso, o local fosse situado na área do...
tracking img