Trabalho sobre geradores cc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GERADORES CC

Para que um circuito tenha “vida”, é necessário que algo o alimente.
Até o momento, foram usadas as fontes de tensão contínua ou a rede elétrica (tensão alternada) para a alimentação dos circuitos.
Tais fontes são chamadas genericamente de geradores CC, e podem ser subdivididas em:
• Geradores de tensão
• Geradores de corrente

Gerador de Tensão
O gerador de tensãoideal é aquele que fornece tensão sempre constante, independente da corrente que ele fornece ao circuito, como mostra a figura abaixo:













Porém, na prática, isto não ocorre dessa forma, pois os elementos que formam o gerador não são ideais e apresenta diversos tipos de perdas, sendo a mais importante, a PERDA POR EFEITO JOULE.

Gerador de Tensão Real

O estudo dogerador de tensão real pode ser feito, associando-se a perda por efeito joule a uma resistência interna Ri em série com o gerador ideal E, conforme modelo abaixo:













Se nenhuma carga é ligada ao gerador, não há queda de tensão na resistência interna, pois não há corrente elétrica (malha aberta). Portanto, a perda é nula (VS = E).
Porém, se uma carga qualquer RL é ligada na saídado gerador, este fornecerá uma corrente elétrica IS a ela, fazendo com que haja uma queda de tensão na resistência interna (Vi = Ri x IS), isto é, a tensão de saída será menor que a tensão E (VS < E), como mostra a figura abaixo que representa um gerador real alimentando uma carga e sua respectiva curva característica.














O gráfico deixa claro que, quanto maior acorrente fornecida pelo gerador à carga, menor sua tensão de saída, pois maior é a queda de tensão em sua resistência interna.
A equação característica de um gerador de tensão real pode ser obtida aplicando-se a Segunda Lei de Kirchhoff na malha formada pelo gerador ideal E, pela resistência interna Ri e pela carga RL:








Para se obter a curva característica de um gerador de tensão real,basta determinar dois pontos quaisquer de sua equação, uma vez que se trata de uma função do 1º grau.
Tais pontos podem ser:



OBS: ICC é a corrente de curto-circuito e corresponde à corrente máxima que o gerador pode fornecer quando a tensão de saída é nula, ou seja, quando seus terminais de saída são curto-circuitados (RL=0).

Por tudo o que foi visto, é fácil perceber que quanto menor aresistência interna do gerador, menor é a sua perda e, portanto, melhor é o seu RENDIMENTO.
Foi falado anteriormente, que a resistência interna do gerador real representa a perda por EFEITO JOULE e, neste momento, falou-se em rendimento.
Vejamos como as palavras perda por efeito joule e rendimento estão associados.
Multilplicando-se ambos os lados da equação característica do gerador real pelacorrente IS, tem-se:





Observa-se que cada termo desta expressão representa uma potência, conforme segue:





Assim tem-se que:







O rendimento de um gerador, representado pela letra grega η, nada mais é do que a relação entre sua potência elétrica de saída e sua potência motriz, e mostra o quanto da potência motriz foi efetivamente fornecida à carga.Exemplo:

Um gerador de tensão tem as seguintes especificações: E = 5V e Ri = 10Ω. Determinar:
a) A sua equação característica deste gerador:
b) Acorrente fornecida a uma carga de 40 Ω
c) A tensão aplicada à carga.
d) As potencias motriz, elétrica e dissipada pelo gerador.
e) O rendimento do gerador para esta carga.
f) A corrente e a tensão para uma carga de 15 Ω.
g)As potências motriz, elétrica e dissipada pelo gerador para a nova carga.
h) O rendimento do gerador para a nova carga.


Conclusões do exemplo:
1º) O rendimento caiu para 60%, mostrando que quanto menor a carga, maior a corrente e, portanto, maior a perda de potência no gerador.
2º) Por outro lado, comparando-se a potência elétrica transferida à carga, verifica-se que, no caso em que...
tracking img