Trabalho sobre fordismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fordismo

O fordismo é o aperfeiçoamento da Administração Ciêntífica e a criação de um sistema produtivo e de uma concepção de vida adequados à produção em massa.
A origem do fordismo, como se pode deduzir, vem de Henry Ford (1863-1947), engenheiro americano, de formação calvinista, fundador da fábrica de automóveis Ford, a Ford Motor Company.
Sua teoria, como é típico da época, tem origemna sua experiência empresarial, relatada como minúcia em seu livro Minha vida e minha obra.

A Linha de Montagem Móvel

A exemplo de Taylor, Ford procurava uma maneira de simplificar as operações de produção, especializar ao máximo e reservar as energias do trabalhador exclusivamente ao desempenho produtivo. Suas observações de tempo e movimento e o produto de suas reflexões dirigiam-se, comodisse, à “economia de pensamento e redução ao mínimo dos movimentos do operário, que, sendo possível, deve fazer sempre uma só coisa como um só movimento”.
É isto que o leva a, em 1973, fazer sua primeira experiência do que mais tarde passaria à história como linha de montagem móvel ou automática ou mecânica.
“Tudo se move em nossas oficinas”, diz ele, “Isto, suspenso por corrente ... aquilo,deslizando em planos movediços... O princípio geral é que nada deve ser carregado, mas tudo vir por si”.
A descrição de Ford, que veremos a seguir, é a melhor explicação do seu engenho técnico e dos resultados obtidos:
“Em abril de 1913, experimentamos a primeira aplicação de uma rede de montagem...Creio que esta estrada móvel foi a primeira que já se construiu com este fim. Veio-me a idéia vendoo sistema de carretilhas aéreas que usam nos matadouros de Chicago.
Até então montávamos os magnetos pelo sistema comum. Um operário, executando todas as operações, conseguia montar, num dia de 9 horas, 35 a 40 magnetos, o que dava 25 minutos para cada peça. Este trabalho de um homem foi distribuído entre 29 operários, o que reduziu o tempo da montagem para 13 minutos e 10 segundos... A montagemdo motor, confiada antigamente a uma só pessoa, hoje é feita por 84, com um rendimento três vezes maior.
O método foi logo aplicado ao chassis. Até então, o mais que conseguimos fora montá-lo em 12 horas e 28 minutos. Experimentamos arrastá-lo por meio de cabos e rolos por uma distância de 75 metros, ao mesmo tempo que seis operários, viajando dentro dele, iam tomando as peças dispostas pelasmargens do caminho. Esta experiência, ainda que grosseira, reduziu o tempo de 5 horas e 50 minutos por chassi. No começo de 1914, elevamos o nível do plano movediço... para atender à altura média de dois grupos de trabalhadores. Esta instalação ao nível da mão do operário diminuiu o número de movimentos e o tempo de montagem desceu a 1 hora e 33 minutos”.
Como se percebe, Ford avançou da divisão dotrabalho taylorista para a linha de montagem, mecanizando o processo através de suas esteiras móveis.
Vale lembrar que, em 1913, após uma Comissão de Inquérito que iniciara seus trabalhos no ano anterior, o uso do cronômetro para controle do trabalho estava proibido pelo Congresso Americano. Deste modo, é possível dizer, sem estabelecer uma relação direta que não podemos provar, que a linha demontagem veio substituir o cronômetro na função de controlar o ritmo de trabalho.
Além disto, Ford tornou maquinal os movimentos do trabalhador, realizando o sonho taylorista, ou melhor, o sonho de todos os racionalistas da administração. A simples divisão do trabalho, controlada pelo cronômetro, continuava a manter a produção dependente da agilidade do trabalhador. A linha de montagem fordista,ao contrário, tornou a mão do trabalhador dependente do ritmo da máquina. A produção se tornou absolutamente social, não por uma ação solidária dos produtores, mas pela harmonização mecânica instalada entre eles pela linha de montagem.
Este avanço tecnológico, a linha de montagem mecânica para a produção em série, a partir da experiência exitosa da Ford Co., expandiu-se pela América do Norte....
tracking img