Trabalho sobre força

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DO ESPÍRITO SANTO
CURSO DE ED. FÍSICA
THIAGO PISSAIA DO SACRAMENTO

TRABALHO SOBRE FORÇA

VITÓRIA
2008

THIAGO PISSAIA DO SACRAMENTO

TRABALHO SOBRE FORÇAVITÓRIA
2008
FORÇA

A força muscular é a capacidade de um músculo ou grupamento muscular produzir tensão contra resistência. Essa qualidade física, altamente requisitada e básica em grande escala nasatividades físicas, poderá ser conquistada mediante um trabalho sistemático de musculação. A força possui em seu íntimo uma associação de vários fatores que são responsáveis pelo limite de sua atuação edesenvolvimento. Dentre eles, podemos destacar o sexo, a emoção, a idade e a nutrição.

O treinamento de força atualmente exerce um papel importante no condicionamento físico geral, na performanceesportiva, na reabilitação de lesões e no aumento da massa muscular. Para se chegar aos objetivos desejados, existem diversos métodos e sistemas de treinamento, o que gera muita polêmica sobre asuperioridade de um sobre o outro. Tipos de força:

FORÇA DINÂMICA
É uma contração voluntária individualizada que provoca movimento de encurtamento e alongamento do músculo, executando trabalhomecânico em uma determinada trajetória sobre o jogo articular. As contrações dinâmicas podem ser dividas em:

 Concêntrica
Movimento de um seguimento corporal provocado pelo encurtamento do músculo.
Excêntrica
Alongamento ou estiramento muscular por meio de uma resistência superior à força de encurtamento do músculo, aplicada diretamente sobre o movimento.

Força Pura
“É a máxima tensãomuscular que um indivíduo pode desenvolver contra uma máxima oposição.” (HEGEDUS, 1976 in TUBINO, 1980)
É a capacidade de exercer força máxima na musculatura para dado movimento corporal, contudo osmúsculos podem exercer força máxima nas seguintes formas: contrações isométricas (estáticas), concêntricas (fase positiva do movimento, onde se vence a resistência), e excêntricas (fase negativa do...
tracking img