Trabalho sobre estagio cati

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Em 2000, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) deu inicio ao desafio de formar parcerias para desenvolver um programa de agricultura sustentável para o Estado de São Paulo. Juntos, produtores rurais e técnicos de prefeituras e Governo do Estado elaboraram as bases do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas.
O estágio foi realizado na Casa daAgricultura ( CATI ) do município de Bofe te, na área de assistência técnica e extensão rural , dentro do programa estadual de microbacias hidrográficas , no período de 01 de Agosto a 01 de novembro de 2006, sob a supervisão do Engenheiro Agrônomo Leandro Biral dos Santos e orientação do Professor Dr. Sérgio L. de Lima.
O estágio objetivou agregar conhecimentos, referente as práticas realizadas dentrodas microbacias do município, e outras atividades desenvolvidas pela instituição.
Foi proposto ao estagiário acompanhar as práticas conservacionistas envolvendo as microbacias do Ribeirão do Óleo e das Três Pedras, sob a responsabilidade do Engenheiro Agrônomo Leandro Biral dos Santos, supervisor do estagio.
O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas tem como um de seus objetivosprincipais eliminar as causas da erosão que ocorrem nos solos agrícolas do Estado de São Paulo e, ainda, possibilitar a recuperação de áreas degradadas.
O trabalho em microbacias hidrográficas permite eliminar as causas desse problema central que interfere diretamente no desenvolvimento das áreas rurais de praticamente todo Estado de São Paulo.
As ações acontecem de forma global e integrada,promovendo o aumento da produção e da produtividade, evitando o desgaste e empobrecimento do solo. Para se ter sucesso nessa missão, o programa se apóia em um conjunto de estratégias e técnicas que começa quando as famílias de agricultores e técnicos responsáveis pela microbacia se reúnem e identificam os principais problemas que impedem ou dificultam o desenvolvimento das comunidades. Em conjunto detectamas causas e conseqüências que osproblemas trazem e, então elaboram um plano de ações que leve à solução desses problemas.
É realizado, a seguir , pelas famílias dos produtores rurais da microbacia, juntamente com o técnico da Casa da Agricultura, um planejamento adequado da propriedade, a partir da capacidade de uso do solo.
O programa visa desenvolver ações e implantar tecnologiasque proporcionem o desenvolvimento rural sustentável, que procura satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras satisfazerem suas necessidades, ou seja, desenvolver o setor agropecuário, garantindo retornos adequados aos produtores, preservando o meio ambiente, com o mínimo de impacto possível, melhorando a qualidade de vida da comunidade.Durante o periodo de estagio foram desenvolvidas atividades como atualização de LUPAs ( Levantamento de Unidade Produtiva Agropecuária ), juntamente com levantamentos conjunturais sócio-econômicos, elaboração de PIPs ( Projeto Individual de Propriedade ), elaboração de mapas da microbacia das Três Pedras, Campanhas de incentivo a analise de solos incluindo instruções sobre amostragem , recomendaçõesde calagem e adubação, organização e divulgação de palestra sobre uso do calcário na agricultura, recuperação de uma voçoroca ( aterro, locação de curvas de nível, etc), marcação e preparo de covas para plantio de mudas, plantio de mudas de reflorestamento, campanha de incentivo a fossa séptica biodigestora nas propriedades, aquisição de mudas para horta municipal junto à Eucatex, acompanhamentode atividades da Vigilância Sanitária como visitas e campanha de vacinação de cães e gatos, alem de ter oportunidade de participar de eventos como o V Encontro Nacional Sobre Educação Ambiental- Recuperação do Meio Ambiente(IAC-Campinas), Jornada Aqüífero Guarani (Botucatu) e Dia de Campo de Eucalipto ( Itatinga).
Tais atividades foram muito importantes, proporcionando uma boa visão sobre...
tracking img