Trabalho sobre escorpioes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCORPIÕES

Sumário

1. Introdução

2. Descrição;
2.1 Reprodução
2.2 Gestação
2.3 Números de filhotes
2.4 Filhotes
2.5 Maturidade
2.6 Comprimento
2.7 Tempo de vida

3. Contágio
3.1 Ação do veneno (Sintomas)
3.2 Tratamento

4. Prevenção

5. Tratamento
5.1 Primeiros Socorros
5.2 Importante

6. Tipos de Escorpiões (mais venenosos)
6.2 Sintomas

1. Bibliografia

1.Introdução

Os escorpiões representam no imaginário popular a imagem da vilania e traição. O homem transferiu características humanas a um dos mais antigos habitantes do planeta. Esses artrópodos do subfilo Chelicerata, ordem Scorpiones, têm existência comprovada há 400 milhões de anos, tendo se adaptado do ambiente marinho para o terrestre.
A estrutura desses animais é relativamente rudimentar comum cefalotórax, abdômen, quatro patas e o órgão inoculador de veneno, o télson. Os escorpiões – eles são quase 2.000 espécies – se adaptam bem a qualquer ambiente, desde o deserto até a tundra. De hábitos noturnos e pouco dependentes da água, os escorpiões são de controle relativamente difícil.
No Brasil, foram identificadas cem espécies, das quais quatro podem representar risco ao homem, mas háduas mais comuns: o escorpião amarelo e o escorpião marrom.

2. Descrição

Os escorpiões são animais invertebrados, que apresentam o corpo dividido em tronco e cauda; quatro pares de patas, um par de ferrões, um par de pinças que servem para capturar o alimento, e um ferrão no final da cauda por onde sai o veneno. Picam com a cauda e variam de tamanho entre 6 a 8,5 cm de comprimento. Existemem torno de 1.400 espécies de escorpiões descritas em todo o mundo; sendo que no Brasil há cerca de 75 espécies amplamente distribuídas pelo país. Esses animais podem ser encontrados tanto em áreas urbanas quanto rurais. Os escorpiões são carnívoros, alimentando-se principalmente de insetos, como grilos, baratas e outros, desempenhando papel importante no equilíbrio ecológico.Apresentam hábitos noturnos, escondendo-se durante o dia sob cascas de árvores, pedras, troncos podres, sapatos sem uso, dormentes de linha de trem, madeiras empilhadas, em entulhos, telhas ou tijolos e dentro das residências. Muitas espécies vivem em áreas urbanas, onde encontram abrigo dentro e próximo das casas, bem como alimentação farta. Os escorpiões podem sobreviver vários meses semalimento e mesmo sem água, o que torna seu combate muito difícil. Na área urbana estes animais aparecem em prédios comerciais e residenciais, armazéns, lojas, madeireiras, depósitos com empilhamento de caixas e outros. Eles aparecem, principalmente, através de instalações elétricas e esgotos. São sensíveis aos inseticidas, desde que aplicados diretamente sobre eles. As desintetizações habituais não oseliminam, pois o produto fica no ambiente em que foi aplicado e os escorpiões costumam estar escondidos. O fato de respirarem o inseticida ou comer insetos envenenados não os mata. São resistentes inclusive à radiação.

Seu aparecimento ocorre principalmente devido a presença de baratas, portanto a eliminação destas em caixas de gordura e canos que conduzem ao esgoto é aprincipal prevenção ao aparecimento dos escorpiões.
Não possuem audição e sentem vibrações do ar e do solo. Enxergam pouco, apesar de terem dois olhos grandes e vários pequenos. Seus principais predadores são pássaros, lagartixas e alguns mamíferos insetívoros e galinhas.
Inúmeros acidentes têm sido relatados em nosso país. Após a picada e introdução do veneno, surgem manifestações locais esistêmicas.
2.1 Reprodução: Antes do acasalamento, o macho e a fêmea se agarram pelas pinças, fazendo estranha dança. Quando tudo termina a fêmea freqüentemente come o macho.
2.2 Período de gestação: é de alguns meses a até um ano.
2.3 Nº. de filhotes: A fêmea põe 50 ovos.
2.4 Filhotes: nascem envoltos numa membrana da qual saem sozinhos ou ajudados pela mãe, e imediatamente sobre em cima do...
tracking img