Trabalho sobre empresa ambev

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
empresa
1. HISTÓRICO DA EMPRESA

1.1 Origem da empresa / Fundação da empresa e suas transformações


Fundada em 1885 por sete empresários, a Antarctica começou como uma pequena fábrica de gelo e comida. Em 1888, passou a produzir cerveja, alcançando dois anos mais tarde 4 milhões de litros produzidos. No ano de 1893, Zerrener, Büllow & Cia assumiram o controle da companhia,iniciando um forte processo de expansão do negócio, sendo uma de suas ações a compra da Cervejaria Bavaria em 1904. Em 1911, o grupo inaugurou a fábrica de Ribeirão Preto, a primeira fora da cidade de São Paulo.
Em 1922, a empresa começou a produzir o Guaraná Antarctica, carro-chefe na categoria refrigerantes e que ocupa o segundo lugar no segmento. Nos anos 30 a Antarctica passou a ser controladapela Fundação Antônio e Helena Zerrener, uma organização filantrópica, que visava o bem-estar de seus funcionários em particular e dos necessitados em geral. (WWW.ESPM.BR).
Através dos anos, o processo de expansão manteve-se como prioridade, com a construção de novas fábricas e compra de concorrentes mais fracos, entre eles a Bohemia. Em 1970, a Antarctica produzia mais de 500 milhões delitros de cerveja e refrigerantes. Ao final daquela década, a empresa começou a se expandir internacionalmente, através da exportação do Guaraná Antarctica. (WWW.ESPM.BR).
Nos anos 80, foi formado o Grupo Antarctica com 22 empresas coligadas. Em 1992, a Antarctica iniciou um profundo processo de modernização, para enfrentar o mercado que se tornara mais competitivo. Nesse processo, a empresareduziu o quadro de funcionários, aumentou a qualificação de novos profissionais contratados e ampliou sua linha de produtos. (WWW.ESPM.BR).
Ao longo dos anos 90, o segmento de cerveja começou a ficar cada vez mais competitivo com o fortalecimento da Brahma e com o crescimento da Kaiser, o que tornou o quadro desfavorável para a Antarctica, que começou a perder fatias deste mercado. Suaparticipação, que era de 32% em 1995, caiu para 24% em 1997. A perda de participação se tornou constante tanto no mercado de cervejas como no de refrigerantes; o grau de endividamento ficava cada vez mais alto, chegando a 550 milhões de reais em 99 e o desânimo atingiu a todos do Grupo. (WWW.ESPM.BR).
A Brahma teve origem em 1888, quando o imigrante suíço Joseph Villiger inaugurou a“Manufatura de Cerveja Brahma Villiger & Companhia” no Rio de Janeiro, com produção diária de 12.000 litros de cerveja e 32 funcionários. (WWW.ESPM.BR).
No ano de 1894, Villiger abriu uma nova sociedade no mesmo local da anterior: a empresa cervejeira Georg Maschke & Cia. Dez anos mais tarde, nasceu a Companhia Cervejaria Brahma, resultante da fusão entre a Georg Maschke & Cia. e a Preiss Häussler &Cia. A produção naquele ano chegou a 6 milhões de litros. (WWW.ESPM.BR).
Nos anos 70, a empresa expandiu a fabricação e distribuição de seus produtos para as regiões Norte e Nordeste do Brasil e lançou sua linha de refrigerantes. No início da década seguinte, a Brahma adquiriu o controle acionário das Cervejarias Reunidas Skol Caracu S.A., passando a ser chamada Brahma Administração,Investimentos e Participações Ltda. Alguns anos mais tarde (1984 ), foi firmado um acordo com a PepsiCo Internacional para a fabricação e distribuição da marca Pepsi no Rio de Janeiro, além de operar três fábricas no Rio Grande do Sul. A parceria foi posteriormente desfeita e retomada somente em 1997. (WWW.ESPM.BR).
Em 1989, o Grupo Garantia comprou a Brahma e introduziu grandes mudanças nomercado de cervejas. Os novos dirigentes adotaram uma administração agressiva, implementando um profundo e extenso processo de expansão, modernização e busca de eficiência. A empresa mudou radicalmente suas estratégias, passando a utilizar política agressiva de promoção de vendas, de redução de custos, de aumento da capacidade produtiva e de expansão internacional. No início da década de 90, a...
tracking img