Trabalho sobre embalagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA – MT
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

EMBALAGENS E PRINCÍPIOS DE MATERIAS

Tangará da serra – MT
Novembro de 2011

JANAINA VIANA DOS SANTOS

EMBALAGENS E PRINCÍPIOS DE MATERIAIS

Trabalho de Pesquisa apresentado em cumprimento à parte dasexigências da disciplina de Administração de Materiais II, do curso de Administração Empreendedorismo, 4º semestre da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus universitário de Tangará da Serra. Professor: Julio Cezar Lara.

Tangará da serra – MT
Novembro de 2011
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 EMBALAGENS 5
2.1 CAIXA DE PAPELÃO 7
2.2 TAMBORES 10
2.3 FARDOS 10
2.4 RECIPIENTES PLÁSTICOS 112.5 FECHAMENTO DE EMBALAGENS 11
2.5.1 Fechamento por fitas adesivas 12
2.5.2 Fechamento por Fitas Gomadas 12
2.5.3 Fechamento por Fitas Sensíveis à Pressão: 12
2.5.4 Fechamento por Fitas Ativadas por Calor: 12
2.5.5 Fechamento por Costura 12
3 PRINCIPIOS DE ESTOCAGEM DE MATERIAIS 12
3.1 Tipos de equipamentos de unitização mais utilizados 13
3 PALETIZAÇÃO 14
4 ANÁLISES DE SISTEMASDE ESTOCAGEM 18
CONCLUSÃO 21
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 22

1 INTRODUÇÃO
As embalagens são essenciais para assegurar a qualidade do produto, mantendo as condições químico-física dos produtos bem como podem auxiliar no transporte/movimentação do mesmo. Existem diversos tipos de embalagens cada uma com suas características próprias e funcionalidades.
O essencial é conceber uma embalagem que,além de proteger convenientemente o produto, tenha também um custo acessível, mas é impossível uma fórmula capaz de se adaptar a todo produto.
Um ponto importante para assegurar a confiabilidade das embalagens e otimizar o processo de estocagem e movimentação dos produtos e ter uma gestão eficiente de estocagem dos produtos, analisando qual a melhor maneira de estocar cada tipo de produto.
Sendoassim o presente estudo tem como objetivo descrever as principais características das embalagens bem como os princípios de estocagem dos diversos materiais.

2 EMBALAGENS

Apesar de todo o rigor americano na confecção de embalagens, estatísticas comprovam que os Estados Unidos perdem, anualmente, US$ 3 bilhões em danos de transporte. No Brasil, embora não haja dados, sabe- se que os prejuízostambém são grandes. Preocupada com essas perdas, a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas vem estudando a elaboração de normas técnicas para embalagens. A mesma preocupação levou o IPT a criar o Grupo de Engenharia e Materiais de Embalagem, para estabelecer um centro de treinamento e informação com a finalidade de servir a indústrias de embalagens. Os especialistas do Instituto vêmtrabalhando com laboratórios de ensaios, pesquisa e desenvolvimento de embalagens e materiais.
Os técnicos, de maneira geral, concordam entre si quanto às principais virtudes que a embalagem precisa ter. Uma fábrica especializada em projetar e fabricar embalagens usa todo o rigor técnico, desde a aprovação da matéria- prima até o produto final. O “papelão” passa por testes de arrebentamento (Mullentest), de esmagamento (resistência da onda), de coluna (compressão), gramatura, espessura, adesividade e perfuração. Depois, o projeto da embalagem leva em conta o produto (característica, fragilidade), seu peso, a quantidade/ caixa e o dimensionamento para boa amarração e empilhamento. Pronta a embalagem, são feitos testes de laboratório como o de queda livre, compressão, impacto, tombamento evibração. Às vezes é preferível mudar o projeto do produto do que gastar em uma embalagem onerosa.
Os cuidados básicos para projeto e fabricação de tambores de aço e bombonas para transporte de produtos químicos e alimentícios são:

a) Verificar a resistência química do produto (de embalagem) que deve ser maior na proporção da corrosividade da substância a ser embalada.
b) Verificar o...
tracking img