Trabalho sobre dhcp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DHCP


O DHCP ("Dynamic Host Configuration Protocol" ou "protocolo de configuração dinâmica de endereços de rede") permite que todos os micros da rede recebam suas configurações de rede automaticamente a partir de um servidor central, sem que você precise ficar configurando os endereços manualmente em cada um.
O protocolo DHCP trabalha de uma forma bastante interessante.Inicialmente, a estação não sabe quem é, não possui um endereço IP e não sabe sequer qual é o endereço do servidor DHCP da rede. Ela manda, então, um pacote de broadcast endereçado ao IP "255.255.255.255", que é transmitido pelo switch para todos os micros da rede. O servidor DHCP recebe este pacote e responde com um pacote endereçado ao endereço IP "0.0.0.0", que também é transmitido para todas asestações. Apesar disso, apenas a estação que enviou a solicitação lerá o pacote, pois ele é endereçado ao endereço MAC da placa de rede. Como vimos na introdução, quando uma estação recebe um pacote destinado a um endereço MAC diferente do seu, ela ignora a transmissão. Dentro do pacote enviado pelo servidor DHCP estão especificados o endereço IP, máscara, gateway e servidores DNS que serão usados pelaestação.
Configurando um servidor DHCP
Hoje em dia, quase todas as redes utilizam algum tipo de servidor DHCP. Em geral, eles são ativados automaticamente ao compartilhar a conexão ou junto com algum outro serviço, de forma que você acaba não aprendendo muita coisa sobre a sua configuração.
De um modo geral, o trabalho de um servidor DHCP é bastante simples. Ele responde aos pacotes de broadcastdas estações, enviando um pacote com um dos endereços IP disponíveis e os demais dados da rede. Os pacotes de broadcast são endereçados ao endereço "255.255.255.255" e são retransmitidos pelo switch da rede para todas as portas, diferente dos pacotes endereçados a um endereço específico, que são transmitidos apenas na porta relacionada a ele.
Periodicamente o servidor DHCP verifica se as estaçõesainda estão lá, exigindo uma renovação do "aluguel" do endereço IP (opção "lease time"). Isso permite que os endereços IP sejam gastos apenas com quem realmente estiver online, evitando que os endereços disponíveis se esgotem.
O servidor DHCP mais usado no Linux é o ISC DHCP, desenvolvido pela Internet Systems Consortium, uma organização sem fins lucrativos dedicada a desenvolver serviços deinfra-estrutura usados na Internet, incluindo o Bind e o NTPD. Caso esteja curioso, a página com o código fonte é a: http://www.isc.org/sw/dhcp/.
Nas distribuições derivadas do Debian, o pacote correspondente ao servidor DHCP se chama "dhcp3-server" e pode ser instalado via apt-get:
# apt-get install dhcp3-server
Com o pacote instalado, você pode ativar e desativar o serviço usando os comandos:
#/etc/init.d/dhcp3-server start
# /etc/init.d/dhcp3-server stop
Como você pode imaginar, o "3" corresponde à versão do software. Eventualmente ele será substituído pelo "dhcp4-server", o que resultará também na mudança do nome da pasta onde fica o arquivo e do script de inicialização referente ao serviço.
No Fedora e no CentOS, o pacote se chama simplesmente "dhcp" e pode ser instalado usando oyum:
# yum install dhcp
Embora o pacote se chame apenas "dhcp", o script referente ao serviço se chama "dhcpd", de forma que os comandos para iniciar e parar o serviço são:
# service dhcpd start
# service dhcpd stop
Diferente do Debian, o serviço não será configurado para ser inicializado durante o boot depois de instalado. Você precisa ativá-lo manualmente usando o comando "chkconfig":
#chkconfig dhcpd on
O arquivo de configuração é o "dhcpd.conf". Nas distribuições derivadas do Debian, o caminho completo para ele é "/etc/dhcp3/dhcpd.conf", enquanto no Fedora e no CentOS é apenas "/etc/dhcpd.conf", ou seja, um diretório acima.
Apesar dessas diferenças estéticas, o que interessa mesmo é a configuração do arquivo e esta sim é igual, independentemente da distribuição. Este é um...
tracking img