Trabalho sobre descartes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. René Descartes - Vida e Obra:
René Descartes nasceu na França, em La Haye, no dia 31 de março de 1596. Estudou por 8 anos na escola jesuíta de La Flèche. Com dezesseis anos, ingressou naUniversidade de Pointiers, onde estudou Medicina e Direito. Mas ele se interessou por quase todos os ramos do saber: Medicina, Astronomia, Matemática e Física.

As obras de Descartes: 1637 publica trêspequenos tratados científicos – Discurso do Metodo, A Geometria, A Dióptrica, Os Meteoros em um único volume. 1641 - Méditations Métaphysiques. 1644 - Les Príncipes de la Philosophie (onde resumeseus princípios filosóficos que formariam "ciência). 1649 - De La Formacion du Foetus, Traité de l´Home, Lês Passions de L´âme.
Descartes morreu com 53 anos, em 11 de fevereiro de 1650, em Estocolmo(vítima de pneumonia, em conseqüência do frio seco) onde estava trabalhando como professor a convite da Rainha. Suas últimas palavras foram: "Vamos alma, à que partir ". Podemos encontrar os seusrestos mortais em Paris, na Igreja de Saint-Germains-de-Prés.

2. A Filosofia de Descartes
A filosofia teve inicio com os gregos no final do século VI a . C. Dois seculos depois tivemos importantesfilosofos : Sócrates ( 469-399), seguido por Platão (427-347) e Aristóteles ( 384-322). Depois disso nada de original aconteceu, pelo menos até o século XVI. Na idade média estabeleceu-se a filosofiada Igreja Católica.
Em 1637, Descartes escreve O Discurso do Método, Nesta obra ele estabelece as regras para se obter o conhecimento universal. A frase mais famosa da filosofia é “ penso, logoexisto”. De certa forma esta frase serve para resumir a sua filosofia. Descartes se impõe a filosofia estabelicida, como o pai da moderna filosofia. Estabelece o princípio da dúvida dizendo que só temoscerteza da nossa existência e tudo que estava sendo aceito como verdade, até então, poderia ser questionado, pois não era um conhecimento consistente devido a ausência de uma sustentação científica...
tracking img