Trabalho sobre Departamentaliza o 18 03 2015

2408 palavras 10 páginas
Departamentalização Para a abordagem clássica, a base fundamental da organização era a divisão do trabalho. Na medida em que uma organização cresce, ela tende a se diferenciar e a especializar cada vez mais as unidades que compõe sua estrutura organizacional. Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério especifico de homogeneidade, das atividades e correspondente recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais.

CONCEITO Para Fayol autor da teoria clássica, a especialização pode ocorrer de duas formas: vertical e horizontal. Essa ideia não é nova. A hierarquia é uma herança da velha organização militar e eclesiástica.
Vertical: A especialização vertical ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a qualidade da supervisão. Refere-se ao crescimento da cadeia de comando.
Horizontal: Ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a pericia, a eficiência e a melhor qualidade do trabalho em si, é a especialização da atividade e conhecimentos. É feita à custa de maior número de órgãos especializados, no mesmo nível hierárquico. A departamentalização é uma divisão do trabalho em termos de diferenciação entre os diversos tipos de tarefas. Em algumas empresas, terminologia departamental é levada a sério e indicada relações hierárquicas bem definidas: um superintendente cuida de uma divisão; um gerente, de um departamento; um chefe, de uma seção; um supervisor de um setor.

TIPOS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO A departamentalização é um meio de obter homogeneidade de tarefas em cada órgão. Os principais tipos são:
Por funções.
Por produtos e serviços.
Por localização geográfica.
Por clientes.
Por fases do processo (ou processamento).
Por projetos.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR FUNÇÕES Consiste no agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro da empresa. Como toda e qualquer empresa, compreende a criação de alguma utilidade dentro

Relacionados

  • APS 3 P
    4750 palavras | 19 páginas
  • Apostila 1
    11919 palavras | 48 páginas