Trabalho sobre dengue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito
A dengue é hoje uma das principais endemias brasileira, em razão do alto número de pessoas que são acometidas todos os anos em praticamente todo território nacional. É uma doença infecciosa febril aguda causada por um arbovírus, da espécie dos que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, jáque o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. No Brasil, já foram encontrados da dengue tipo 1, 2 e 3. A dengue de tipo 4 foi identificada apenas na Costa Rica.

Reservatório
O mosquito transmissor da dengue é o Aedes Aegypti que é conhecido popularmente como o mosquito da dengue, é uma espécie proveniente da África, é distribuído por quase todo o mundo, commaior ocorrência em regiões tropicais e subtropicais. O Aedes Aegypti é um mosquito ativo e pica durante o dia, ao contrário do vetor da malária, que pica somente à noite. Como em quase todas as outras espécies de mosquito, somente as fêmeas se alimentam de sangue para a maturação de seus ovos, os machos se alimentam apenas de substâncias vegetais e açucaradas.

Histórico
A dengue é conhecidano Brasil desde os tempos de colônia. O mosquito foi introduzido na América do Sul através de barcos provenientes da África, como por exemplo, os navios negreiros, os seus depósitos de água serviam como depósito de ovos do mosquito. Houve casos em que os barcos ficaram com a tripulação tão reduzida que passaram a vagar pelos mares, constituindo os “navios-fantasmas”. No Brasil o Aedes Aegypti foierradicado na década de 1950, entretanto na década de 60 e 70 ele voltou a colonizar o país, vindo dos países vizinhos que não haviam conseguido promover a sua total erradicação.

Modo de transmissão
O mosquito, ao picar uma pessoa doente, infecta-se com o vírus da dengue, assim permanecendo para o resto de sua vida. Quando vai alimentar-se novamente, de uma pessoa sadia, injeta juntamente comsua saliva, o vírus da doença, completando o ciclo de transmissão. Ninguém pega dengue por contato físico, secreções, alimentos ou qualquer outra forma de transmissão que não seja a picada do Aedes Aegypti contaminado.



Período de incubação
No homem, período de incubação é o tempo que decorre desde a picada infectante e o aparecimento de sintomas podendo variar de 3 a 15 dias, sendo, emmédia, de 5 a 6 dias.

Período de transmissibilidade
O período em que o vírus está presente no sangue é o período de transmissibilidade, também chamado período de viremia. Este período começa um dia antes do aparecimento dos sintomas e vai até o 6º dia da doença.

Tipos de dengue
De curta duração, a doença apresenta evolução benigna na maioria dos casos. Caracteriza-se por um princípio brusco,podendo apresentar as seguintes formas clínicas: Dengue Clássico, Dengue Hemorrágico e Síndrome do Choque da Dengue. Atualmente é a mais importante Arbovirose que acomete o ser humano, e constitui-se em sério problema de saúde pública no mundo.
- Dengue Clássica:
A Dengue Clássica é a forma mais leve da doença e é semelhante à gripe. Geralmente, inicia de maneira abrupta e dura em torno de 5 a7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), cefaléia, dor atrás dos olhos, cansaço fácil, dores musculares e nas articulações, indisposição, náuseas, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas. É importante ressaltar que o paciente pode ter todos os sintomas ou apenas alguns deles. Os sintomas da Dengue Clássica duram até umasemana aproximadamente. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.
- Dengue hemorrágica:
A Dengue Hemorrágica é uma doença grave e se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada. Inicialmente se assemelha a Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença surgem hemorragias em virtude do sangramento de...
tracking img