Trabalho sobre crack

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
Sistema de ensino presencial conectado
Serviço social






MARIA SIRLEI DOS SANTOS











USO DO CRACK:
UM PROBLEMA SOCIAL RESTRITO AS METRÓPOLES






















Rio do Sul
2012












MARIA SIRLEI DOS SANTOS











USO DO CRACK:
UM PROBLEMA SOCIAL RESTRITO AS METRÓPOLESTrabalho de











Rio do Sul
2012


SUMARIO




















































RESUMO




















































INTRODUÇÃO

Tema: USO DO CRACK: UM PROBLEMA SOCIAL RESTRITO AS METRÓPOLES?


Objetivo:Possibilitar ao aluno compreender que o uso do CRACK está presente em todas as regiões do BRASIL, tanto nos grandes, quanto nos pequenos municípios, e que o mesmo representa um grave problema social que precisa ser enfrentado não apenas pelo poder público, mas por toda a sociedade.



DESENVOLVIMENTO


a) Qual a representação social do uso crack em nossa sociedade, ou seja, como a populaçãocompreende esse problema?

De acordo com os textos analisados ao falar sobre drogas, o país expressa uma das maiores preocupações o medo é justificável a disseminação do comercio e do consumo do crack na sociedade é um fenômeno incontestável, atingindo tanto a população urbana quanto a rural, indistintamente, envolvendo homens e mulheres jovens e adultos pobres e ricos.



A)CONSIDERANDO A DROGADIÇAO UMA DAS EXPRESSOES DA QUESTÃO SOCIAL E SENDO A QUESTAO SOCIAL OBJETO DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL, COMO O TRABALHO DE ASSISTENTE SOCIAL PODE CONTRIBUIR PARA O ATENDIMENTO A POPULAÇÃO, BUSCANDO ARTICULAR AS CAUSAS E OU RAZOES DESSE FENOMENOS A PARTIR DE UMA LEITURA CRITICA DA REALIDADE SOCIAL?







B) HISTORICAMENTE COMO OCORREU A RELAÇÃO URBANIZAÇÃO X POPULAÇÃO? HÁEXCLUSÃO NOS DIFERENTES MOMENTOS DE EXPANSÃO URBANO NO BRASIL. EM 1808 COM A CHEGADA DA FAMILIA REAL: 1903/4 COM REFORMAS DE PEREIRA PASSOS.










C) QUAIS AS CONSEQUENCIAS EMOCIONAIS E AFETIVAS DO DEPENDENTE QUIMICO E FAMILIARES? QUAL O PAPEL DA FAMILIA NO PROCESSO DE ESTRUTURAÇÃO EMOCIONAL/ AFETIVA DO DEPENDENTE QUIMICO?






CONCLUSÃO






TEXTO ANALISE 1 LER ERESPONDER

A luta contra as drogas tem sido um dos maiores desafios às sociedades contemporâneas. Dicotomias como a pura repressão ou a simples legalização do uso não respondem adequadamente à questão. Por isso, abordagens que mesclam diversos tipos de ação e buscam reduzir os danos aos usuários e à sociedade têm sido cada vez mais utilizadas. É preciso, ainda, recuperar o poder do Estado comogarantidor de direitos, entre os quais a mobilidade, a saúde pública, o horizonte profissional dos mais jovens e, como mais difícil de todas as tarefas, a reincorporação de pessoas que estão à margem da sociedade. A famosa cracolândia, área da cidade de São Paulo que virou símbolo do domínio do crack sobre milhares de pessoas, é o melhor exemplo no país para entender a complexidade desse tema.Depois de quase 20 anos de descaso e abandono, há cerca de duas semanas foi feita uma megaoperação para retirar os traficantes e usuários da Cracolândia. Não foi uma operação meramente policial. Apareceram por lá técnicos da saúde, da assistência social, que já têm atuado na região, como também funcionários da limpeza urbana. No início, foi dito que tinha sido uma ação conjunta do governo estadual como municipal, algo ótimo e desejável. Nos dias seguintes, porém, surgiram notícias de que o movimento não tinha sido tão bem articulado.
O passar do tempo revelou que faltou planejamento e maior integração das ações. Melhor exemplo disso: a prefeitura só inaugurará um centro na região para atendimento dos usuários em um ou dois meses. Os "noias", como são chamados os dependentes zumbis do...
tracking img