Trabalho sobre congresso nacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
O Congresso Nacional é uma instituição política que exerce o Poder Legislativo. É composto pela Câmara dos Deputados (formada pelos deputados federais) e pelo Senado Federal (formada pelos senadores). As principais atividades dos congressistas relacionam-se às funções de legislação e fiscalização dos outros poderes. A sede do Congresso Nacional localiza-se em Brasília, capital donosso país. (suapesquisa.com)
Atualmente o Congresso passa por uma crise, desentendimentos com a presidente em exercício Dilma Rousseff vem trazendo à tona problemas, que vem se estendendo desde o inicio do dela mandato em 04 de janeiro de 2011, com a distribuição das pastas ministerias, que o PMDB não achou justo.

2 Formação do Congresso Nacional
O Congresso Nacional é bicameral (pois envolvea manifestação de vontade de duas câmaras legislativas para a produção das normas jurídicas). É composto por duas Casas: o Senado Federal, formado por 81 senadores, que representam as 27 Unidades Federativas (26 Estados e o Distrito Federal), e a Câmara dos Deputados, integrada por 513 deputados federais, que representam o povo.
No Senado Federal, todos os Estados (e o Distrito Federal) têm omesmo número de representantes (três senadores), independentemente do tamanho de suas populações; já na Câmara dos Deputados, o número de representantes de cada Unidade Federativa varia conforme o tamanho da sua população (Estados mais populosos, como São Paulo, chegam a eleger 70 deputados, já os menores, como o Acre, elegem 8).
O sistema bicameral foi adotado em razão da forma de Estado instaladano País (federalismo), buscando equilibrar o peso político das Unidades Federativas.
O Congresso reúne-se anualmente na Capital Federal, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1 de agosto a 22 de dezembro. Até a Emenda Constitucional nº50 de fevereiro de 2006 (EC50/2006), o período era de 15 de fevereiro a 30 de junho e de 1 de agosto a 15 de dezembro (Regimento interno da Câmara dos Deputados).Cada um desses períodos é chamado de período legislativo, sendo o ano conhecido como sessão legislativa ordinária. A legislatura é o período de quatro anos no qual o Congresso se reúne que coincide com o mandato de deputado federal. Quando o Congresso é reunido fora dos períodos legislativos é necessário ser feita uma convocação extraordinária, instalando-se a denominada sessão legislativaextraordinária.
O presidente do Congresso Nacional é o presidente do Senado Federal, já que o presidente da Câmara é o segundo na sucessão presidencial.(Wikipédia)

2.1 Atividades do Congresso Nacional
As principais atividades do Congresso são a legislação e a fiscalização dos outros poderes e para isso conta com os Deputados e Senadores que são eleitos pelo povo, através do voto direto osdeputados representam a população brasileira e são eleitos pelo sistema proporcional, já os Senadores representam os estados brasileiros e são eleitos pelo sistema majoritário.
2.2 Funções dos Senadores
* Debater e também aprovar as leis de nível Nacional
* Zelar pelos direitos constitucionais do povo, fiscalizando o Presidente da República.
*Votar e avaliar projetos em que podem virarlei dentro do País
*Propor, debater e aprovar leis de interesse nacional.
*Aprovar a escolha presidencial dos presidentes e diretores de empresas públicas, membros d poder judiciário e diplomatas.
*Processar e julgar: Presidente, Vice Presidente, Ministros do Supremo Tribunal Federal, Advogado Geral, Ministro de Estado, Procurador Geral da República, Comandantes das Forças Armadas entre outros.*Autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos territórios e municípios.
*Fixar, por proposta do Presidente da República, limites globais para o montante da dívida consolidada a União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios.
Deputado Federal: tem como maior responsabilidade representar o povo brasileiro e para...
tracking img