Trabalho sobre conflitos de remuneração e aculturamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Departamento de Contabilidade e Atuária

Projeto: Conflitos dos planos de bonificação e no aculturamento pós aquisição de uma empresa

Local: São Paulo
Data: 28/09/2011

Elementos:

Resumo

Um dos problemas gerenciais encontrado em empresas de diferentes portes que passam por uma aquisição de outraentidade já organizada e madura, é o aculturamento e alinhamento das suas características aos planos e metas que a empresa adquirinte espera que a adquirida concretize. Abordaremos apenas um aspecto desse alinhamento, que impacta no desempenho individual e, por tanto, final do desenvolvimento de um bom trabalho em equipe a fim de alcançar a otimização de resultados esperados pela companhiacompradora, que se resume na forma de bonificação sobre a avaliação do desempenho e resultados de um grupo operante dentro da empresa.

Introdução

Contextualização do fenômeno

Causas: O problema a ser estudado teve como fenômeno originário o fato de uma empresa adquirir outra entidade que se encontrava em uma fase já madura , organizada, contendo sua própria cultura, aspectos que se referem aempresa já mesclada ao modo de trabalhar dos funcionários e da diretoria. O problema surge em uma fase de amadurecimento da aquisição, onde em termos gerenciais a incorporadora quer caracterizar a incorporadora a sua cultura, e assim ao seu método de remuneração, onde há o conflito a ser estudado, pois a incorporada utiliza um método abrangente diferentemente da incorporadora que utiliza os resultadosobtidos individualmente para a bonificação de seus funcionários. Em relação a cultura, também há uma certa agitação uma vez que são duas entidades que tiveram historias diferentes. A compradora passara por uma gama de aquisições e atividades por um longo período de tempo e a adquirida viera de uma área que se tornou independente de sua criadora.
Tendo em vista que a entidade incorporada mantémgrande parte de seus funcionários, com algumas mudanças no seu quadro de diretoria, intui-se que a entidade pretenda miscigenar as duas culturas, de forma a captar os melhores pontos de cada uma. Afirma-se que a entidade incorporadora não quer simplesmente começar do zero, mas sim miscigenar as duas culturas tornando-as mais fortes, e para isso tem que passar por processos de adaptação ereconstrução ou surgimento de uma nova cultura fruto da cultura das duas empresas. O que se mostra como um problema segundo Rosseti (2001) dada a importância da junção das culturas para a aquisição, pois influencia o resultado das operações da integração, podendo ser positiva ou negativa. O problema no caso surge do fato das duas empresas já terem uma cultura embasada e estável, e uma delas, no caso aincorporada terá de absorver aspetos culturais da outra entidade, o que mostra certa fragilidade no assunto já que a base da aquisição depende dessa junção e aceitação da cultura de uma entidade imposta a outra. E por final um problema não menos relevante e já ressaltado nos outros casos, pois ele envolve o todo em si: a aquisição, todos as seus detalhes para qualquer empresa ter uma outra entidadecomo “referencial” é de grande pressão não só sobre os resultados, como sobre os funcionários, pois há uma nova direção, um novo proposto. Assim, causando atritos em um todo da aquisição em si, seguindo de problemas em relação à aspetos gerencias e outro em relação ao aculturamento das entidades.

Justificativa

Importância: Considerando a atualidade, o problema se mostrou relevante e de sumaimportância uma vez que, de acordo com Rosseti (2001) e outros estudos concretizados pela Standard & Poor’s , as aquisições vem tendo um grande destaque no Brasil e também no mundo. Essas operações vêm crescendo continuamente no Brasil devido às mudanças de postura estratégica recentemente. Mas o que mais intriga é o fato de que embora esse crescimento se mostre elevado o número de insucessos...
tracking img