Trabalho sobre comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 18
MUDANÇA ORGANIZACIONAL E ADMINISTRAÇÃO DO ESTRESSE

QUESTÕES PARA REVISÃO
1. O que significa a frase "vivemos em uma era de descontinuidade"?
Resposta - Significa que vivemos em uma época de mudanças e desconexão com o passado. As coisas estão mudando rapidamente e de maneira que não podemos antecipar, e essas mudanças têm efeitos muito abrangentes. Desde o início dos anos 70,quando o mercado financeiro ajudou a quadruplicar o preço internacional do petróleo, os choques econômicos têm imposto contínuas mudanças para as organizações. Em anos mais recentes, por exemplo, os problemas econômicos da Rússia, da Ásia e de alguns países da América Latina tiveram sério impacto nos mercados financeiros.

2. "A resistência à mudança é uma resposta irracional". Você concorda comesta frase? Explique.
Resposta - Uma das descobertas mais bem documentadas nas pesquisas sobre comportamento organizacional e de pessoas - as organizações e seus membros resistem à mudança. Isso é racional. Apenas não parece ser racional pelo fato de que a resistência nem sempre aparece de maneira padronizada. Ela pode ser aberta, implícita, imediata ou protelada. Os traços da resistênciaimplícita são mais sutis - perda de lealdade à organização, perda de motivação para o trabalho, aumento dos erros e defeitos, aumento do absenteísmo por "questões de saúde" - e, portanto, mais difíceis de serem identificados. Uma mudança pode aparentemente causar apenas uma reação mínima no momento de sua implementação, mas a resistência acaba vindo à tona semanas, meses ou até anos depois. Uma pequenamudança que, em si, causaria pouco impacto, pode tornar-se a gota d'água que transborda o copo. A resistência pode então explodir em alguma reação aparentemente fora de proporção. Evidentemente, o que aconteceu é que a resistência fora protelada e armazenada. O que vem à tona é o acúmulo das reações causadas pelas mudanças anteriores.

3. Por que a participação é considerada uma técnica tão eficazpara superar a resistência à mudança?
Resposta - É difícil que uma pessoa resista à uma mudança da qual participou da decisão. Antes que a mudança seja feita, aqueles que se opõe à ela devem ser inseridos no processo decisório. Desde que os participantes tenham a competência para dar uma contribuição significativa, seu envolvimento pode reduzir a resistência, obter o comprometimento e melhorar aqualidade da decisão final.

4. Por que a mudança torna-se tão frequentemente uma questão política nas organizações?
Resposta - Como a mudança invariavelmente ameaça o status quo, ela implica, inerentemente, em atividade política. Os agentes internos de mudança geralmente são indivíduos dos altos escalões da empresa, que têm muito a perder. E se eles deixarem de ser o tipo que é valorizado pelaempresa? A política sugere que o ímpeto para a mudança tem maior probabilidade de surgir com os agentes externos de mudança. Aqueles administradores que fizeram sua carreira toda dentro da organização e finalmente chegaram a uma posição de poder na hierarquia, costumam ser um grande obstáculo à mudança. Pode-se esperar que os executivos de longa carreira na empresa serão fonte de resistência.Isso, por sinal, explica porque os conselhos de diretoria, quando reconhecem a necessidade de mudanças de segunda ordem em suas organizações, frequentemente buscam uma nova liderança em candidatos de fora da empresa.

5. Como o modelo de mudança de três etapas de Lewin trata a resistência?
Resposta - Para enfrentar a resistência, os administradores podem utilizar incentivos positivos paraestimular os empregados a aceitarem as mudanças. Os dirigentes podem também considerar o descongelamento do status quo, eliminando as forças restritivas. Os empregados podem receber aconselhamento individual. As preocupações e apreensões de cada um seriam especificamente ouvidas e esclarecidas. Presumindo-se que a maioria delas fosse injustificada, o conselheiro poderia garantir aos empregados que não...
tracking img