Trabalho sobre clt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1202 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

[pic]













LEI CLT:
CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO.









































05 novembro de 2012




SUMÁRIO



1 O QUESIGNIFICA CLT? 1

2 CAPÍTULO II REMUNERAÇÃO 2

2.1 ARTº 457 2

2.2 INTRODUÇÃO 2

2.3 CONCEITOS 2

2.3.1 VERBAS QUE SÃO CONSIDERADAS REMUNERAÇÃO 3

2.4 DIFERENÇAS ENTRE SALÁRIO E REMUNERAÇÃO 3

3 RESUMO 4



































1 - O que significa CLT



A CLT é uma norma vigente dasleis trabalhistas criadas no ano de 1943, a sigla quer dizer Consolidações das Leis do Trabalho. Essa norma legislativa são leis especiais que referem ao Direito do Trabalho e também ao Direito processual do Trabalho que foi criada através de um decreto sancionado pelo então presidente do Brasil naquela época Getúlio Vargas.

As leis que estão contidas dentro da CTL visam o melhoramento na vida dotrabalhador, além de fortalecer os direitos trabalhistas de todos, pois é uma forma de amparar a todos que trabalham de maneira formal, informal ou autônoma, mas desde que sejam trabalhos legais.

Essa conquista foi dadas aos trabalhadores a fim de acabar com a injustiças da época, em que o trabalhador era “escravizado”, sem direito a quaisquer benefícios, onde todos os direitos que conhecemoshoje na área trabalhista veio com a sansão da CLT, mas ele sempre sofre Emendas Constitucionais, para o melhoramento da vida do trabalhador, mas infelizmente na pratica muitas das leis não são seguidas.

















1





2 - CAPÍTULO II REMUNERAÇÃO



2.1 - Art.º 457

Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais,além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber. (Redação dada pela Lei nº 1.999, de 1.10.1953).
Art.º = Artigo
§ = Paragrafo

2.2 - INTRODUÇÃO

Vivemos em um ambiente com transformações constantes: a humanidade sofre diariamente mudanças nos aspectos legais, econômicos, sociais e organizacionais e a economia global muda, aspessoas mudam as empresas também mudam.
Deve-se ter um sistema de remuneração que ofereça valor agregado
Para os empregados, compreendido por variáveis, ações da empresa, planos de aposentadoria e alternativas criativas. Uma remuneração que considere a habilidade, competência e o desempenho dos profissionais.



2.3 - CONCEITOS

Remuneração é a retribuição dada ao funcionário de acordocom o trabalho, dedicação e esforço pessoal desenvolvido por ele, através de seus conhecimentos e habilidades, podendo ser um pacote de recompensas quantificáveis que o empregado recebe pelo seu trabalho. A remuneração é constituída de três componentes principais, sendo que a proporção relativa de cada um dos três componentes varia de uma organização para outra. São:

• Remuneração Básicaque é o pagamento fixo que o funcionário recebe na forma de salário mensal ou por hora, recebido de acordo Com a venda de seu trabalho,

• Incentivos Salariais que são programas desenhados para recompensar funcionários com bom desempenho através de bônus e participação nos resultados como recompensas por resultados alcançados;

• Benefícios que são concedidos através de diversos programas, comoférias, seguro de vida, plano de saúde, refeições, transportes esses programas são quase sempre denominados remuneração indireta.

As recompensas podem ser classificadas como recompensas financeiras e recompensas não financeiras, as recompensas financeiras podem ser direta ou indireta, onde a indireta consiste no pagamento que cada empregado recebe na forma de salário, bônus, prêmios e...
tracking img