Trabalho sobre bulliyng

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Origem, Tipos de Bullying, Envolvidos e Locais de Ocorrência

2.1. Origem de Bullying

O “bullying” expressão inglesa na década de 1970 e o cientista sueco Dan Olweus trabalhou muito nesse termo na Universidade entre 1978 a 1993 em Bergen na Noruega, investigando nas escolas o problema de agressão entre crianças e adolscentes, pois não havia interesse por parte das instituições. O que chamoua tenção ao professor Dan, foi o fato de três crianças, entre 10 e quatorze anos, terem cometido um suicidio na década de 80, causado pelos atos de Bullying. O termo bullying, de acordo com o dicionário Michaelis – Moderno Dicionário Inglês, significa “brigão” e no verbo transitivo “ameaçar, amedrontar, intimidar”, ou seja, a palavra “Bullying” significa “valentão”. Grande parte das pessoasconfunde ou tende a interpretar o “bullying” simplismente como a prática de atribuir apelidos pejorativos às pessoas, associando prática exclusivamente como o contexto escolar. O Bullying é conhecido universalmente somente por esse nome, pois pela complexidade nenhum país encontrou em sua língua um termo adequado para defini-lo.
No entanto, tal conceito é mais amplo. Para o cientista no norueguês, obullying se caracteriza por ser algo agressivo e negativo, executado repetidamente e que ocorre quando há um desequílibrio de poder entre as partes envolvidas. Após a década de 1990, quando a imprensa mundial começou a noticiar vários casos de assassinatos e suicídios no interior das escolas, constatou-se que os autores envolvidos nesses episódios não tinham distúrbios mentais ou haviam tido algumtipo de desentendimento antes que motivasse aquele ato. Verificou-se que o agressor era um aluno diferente dos outros, tendo um perfil calmo e tímido. O que leva a acreditar que sofriam algum tipo de pressão psicológica naquele ambiente.
Atualmente o termo foi adotado por mais países europeus e africanos, nos últimos anos, pelo Brasil, como nos trabalhos de profissionais da área. Durante arealização da Conferência Internacional Online School Bullying and Violence, de Maio a Junho de 2005, ficou caracterizado que o amplo conceito dado à palavra bullying dificultava a identificação de um termo nativo correspondente em países como Alemanha, França, Espanha, Portugal, Brasil, entre outros.
Na Espanha é chamado de acoso y amennaza entre escolares, em Portugal é chamado de maus tratosentre pares e na Itália, como prepotenza ou bullismo.
“ A realidade educacional brasileira”, essa frase não perde o valor, e com isso concordam muitos daqueles que vivenciam a violência dentro das escolas, e também daqueles que a conhecem de longe, por meio dos notíciários alarmantes, também formadores de opinião. A preocupação coma violência no ambiente escolar emergiu nos estudos acadêmicosbrasileiros a partir da década de 1980, ou seja, parece que a preocupação com a barbárie e o compromisso com uma educação contra a violência são ainda muito recentes no Brasil – apenas 26 anos. Mas, de fato, a história da educação no Brasil, comparada com o Velho Mundo, é recente. O estudo da violência escolar parte da análise das depredações e danos aos prédios escolaes e chega ao final da década de1990 têm se dedicado a esse tema, em especial, a Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência (Abrapia) como Cleodelice Fante (2003) realizou estudos em São José do Rio Preto, estado de São Paulo, das relações interpessoais agressivas, envolvendo alunos, professores e outros agentes da comunidade escolar. De acordo com Abramovay e Rua (2003), a violência escolar éum fenômeno antigo em todo o mundo e configura um “grave problema social”, podendo ocorrer, conforme já classificado pela ciência e adotado pelo senso comum, como indisciplina, delinquência, problemas de relação professor-aluno ou mesmo aluno-aluno, e ntre outros. Os conceitos existentes que envolvem a violência na escola, além dos citados, tais como conduta anti-social, distúrbios de conduta e...
tracking img