Trabalho sobre biossegurança em laboratorios de microbiologia e parasitologia - analise critica de artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AVALIAÇÃO ANALISE DE ARTIGO:FARMACIA 1° PERÍODO

Nome:________________________________________Data:_10_/_04__/2013__ Nota: _____

Nota máxima: 20 pontos

ANALISE DE ARTIGO

NOME ALUNO
1 – Aline Istéfane de Camargos Ramos
2 – Gabriele Gonçalves de Azevedo

A partir do artigo, elabore um resumo de 25 a 30 linhas, fonte: Times New Roman - 12 , espaço 1,5 e faça também uma analisecritica do artigo e do tema trabalhado em aula

ROTEIRO

Titulo: Princípios de biossegurança aplicados aos laboratórios de ensino universitário de microbiologia e parasitologia.

Autores: Luis Antônio Sangioni, Daniela Isabel Brayer Pereira, Fernanda Silveira Flôres Vogel e Sônia de Avila Botton.

Titulo da Revista : Ciência Rural, v. 43, n.1, jan. 2013.

Base de dados pesquisada: SciELOResumo:

Princípios de biossegurança aplicados aos laboratórios de ensino universitário de microbiologia e parasitologia
A biossegurança está relacionada à ações que protegem profissionais, pessoas e animais que participam de estudos e pesquisas, visando também a preservação do meio ambiente. É dividida em legal e praticada.
Muitas pessoas realizam atividades em laboratórios de ensinode microbiologia e parasitologia em universidades brasileiras e assim são expostas à produtos e equipamentos que podem colocá-las em diversos riscos. Assim, elas precisam estar por dentro dos princípios da biossegurança para que tendam a proteger suas vidas, às dos animais e para que haja a preservação dos próprios laboratórios de estudos.
É preciso que estes laboratórios estejam organizadospara seu manuseio e que sejam realizados levantamentos sobre quais objetos e produtos serão utilizados e os ricos que cada um oferece para estas pessoas, com objetivo de praticar os conceitos da biossegurança.
O riscos oferecidos em laboratórios e suas probabilidades de acontecimento podem ser diversamente classificados. Recebem estas classificações em níveis de biossegurança e de acordo com oscritérios de avaliação dos riscos biológicos, que são fundamentados na análise de algumas características. Os agentes biológicos também são classificados em quatro tipos, conforme seu grau de patogenicidade, ou seja, de proporção de risco que oferece. Por fim, são classificados níveis de biossegurança dos laboratórios, pelo grau de proteção que oferecem aos indivíduos e ao meio ambiente.
Com basena biossegurança e nos conceitos vistos, foram realizados estudos com estes laboratórios de ensino, pesquisa e extensão em microbiologia e parasitologia e os resultados foram tabelados e discutidos ao final do texto.

Analise Crítica:

O artigo aborda a Biossegurança de laboratórios em universidades, com o publico direcionado aos alunos, professores, técnicos e funcionários. Busca informar osprincipais aspectos de Biossegurança, tais que: os princípios, a classificação dos riscos, dos agentes biológicos e dos níveis de contenção laboratorial, bem como equipamentos de segurança e as boas práticas laboratoriais aplicadas. Ações que são voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico eprestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, à preservação do meio ambiente e à qualidade dos resultados.
Os autores do artigo são: Luis Antônio Sagioni - Doutorado e pesquisador no grupo de MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA - UFSM. Daniela Isabel Brayer Pereira - Doutorado - Líder no grupo de pesquisa de FORMIGAS CORTADEIRAS- UFPEL; pesquisadora nos grupos : PATOLOGIA ANIMAL (UFPEL), PESQUISA EM MICOLOGIA (UFPEL), MICOLOGIA MEDICA E VETERINARIA( UFSM). Fernanda Silveira Flôres Vogel - Doutorado - Líder no grupo de pesquisa MEDICINA VETERINARIA PREVENTIVA - UFSM; e pesquisadora no grupo SETOR DE VIROLOGIA - UFSM. Sônia de Avela Botton - Doutorado - Pesquisadora nos grupos de pesquisa: DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E PROCESSOS EM SAÚDE ANIMAL-INOVA- FEPAGRO; MICOLOGIA MÉDICA...
tracking img