Trabalho sobre bar e bebidas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1204 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AULA 1 – BEBIDAS E SERVIÇO DE BAR


BAR- HISTÓRICO E DEFINIÇÃO:




A HISTÓRIA DO “BAR” TERIA ORIGEM NO SÉCULO XVIII, QUANDO DOIS AMERICANOS QUE ESTUDAVAM NA FRANÇA LEVARAM AOS ESTADOS UNIDOS A IDÉIA DE ALGUMAS TABERNAS (LOCAIS ONDE AS PESSOAS BEBIAM). NESSAS TABERNAS HAVIA UMA BARRA (“BAR” EM INGLÊS) EM TODA EXTENSÃO DO BALCÃO, COM A FINALIDADE DE EVITAR QUE OS CLIENTES QUE SEEXCEDESSEM NA BEBIDA FICASSEM SE ENCOSTANDO, E TAMBÉM PARA QUE NÃO DIFICULTASSE A FUNCIONALIDADE E O CONFORTO DO BALCÃO, NEM ATRAPALHASSE A APROXIMAÇÃO DE OUTROS CLIENTES.

SEGUNDO CÂNDIDO, BAR É UM LOCAL CONSTITUÍDO DE UM BALCÃO E ACENTOS INDIVIDUAIS PARA OS CLIENTES SE SENTAREM E CONSUMIREM PEQUENAS REFEIÇÕES (PETISCOS RÁPIDOS E PRATOS SIMPLES).


NO ESPAÇO DELIMITADO PELO BALCÃO,SITUAM-SE AS PRATELEIRAS, GELADEIRAS, ÁREAS PARA ARMAZENAMENTO DE BEBIDAS E MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA O BARMAN E SEUS AUXILIARES EXECUTAREM SUAS ATIVIDADES.


ORGANOGRAMA DE UM BAR:





BARMAN – O PROFISSIONAL:


QUAL A DIFERENÇA DE BARMAN, BARWOMAN, BARTENDER, BARTENDER-FLAIR, BAR-BACK? E BARISTA???

BARMAN( O HOMEM DO BAR (O QUE FAZ/PREPARA/TEM CONHECIMENTO SOBRE OS DRINKS, PREPAROE COMBINAÇÕES DE BEBIDAS E ATÉ O HISTÓRICO DAS BEBIDAS E DRINKS).

BARWOMAN( A MULHER DO BAR (DEFINIÇÃO É A MESMA DO BARMAN).

BARTENDER( SERVE PARA HOMENS E MULHERES. É MAIS UTILIZADO NA EUROPA E HOJE EM DIA SE HOUVE FALAR MUITO AQUI NO BRASIL. É O PROFISSIONAL MAIS DESPOJADO NO MODO DE TRABALHAR, DE SE VESTIR, ATENDEM EM EVENTOS, DESCONTRAEM O AMBIENTE, ALÉM DE TER CONHECIMENTO COM BEBIDAS,COMPOSIÇÃO, TÉCNICAS DE PREPARO E CRIATIVIDADE PARA CRIAR RECEITAS.

BARTENDER-FLAIR( É O PROFISSIONAL QUE FAZ MANOBRAS/MALABARISMOS COM AS GARRAFAS. (ATENÇÃO: NÃO ADIANTA FAZER MALABARISMOS E NÃO ENTENDER DE FABRICAÇÃO E COMPOSIÇÃO DE BEBIDAS).

BAR-BACK( É O AJUDANTE DO BARTENDER-FLAIR. (ESTE PRECISA TER BASTANTE CONHECIMENTO JUNTO AO BARTENDER-FLAIR – TRABALHO EM CONJUNTO/SINTONIA).BARISTA( PROFISSIONAL ESPECIALISTA EM CAFÉ (PREPARO DE DRINKS A BASE DE CAFÉ E SABER TUDO SOBRE O CAFÉ).



A PROFISSÃO DO BARMAN É DE GRANDE IMPORTÂNCIA, INDEPENDENTE DO ESTILO, TAMANHO DO ESTABELECIMENTO, POIS É DELE A RESPONSABILIDADE PELO SUCESSO OU NÃO DO LOCAL. O BARMAN E SEUS AUXILIARES TRABALHAM NA FRENTE DO CLIENTE, PORTANTO, É EXIGIDO UM SERVIÇO DE ALTO NÍVEL, ÓTIMA APRESENTAÇÃOPESSOAL, LOCAL, UTENSÍLIOS E EQUIPAMENTOS EM PERFEITA HIGIENE.(EFICIÊNCIA E ORDEM SÃO REQUISITOS IMPRESCINDÍVEIS NO BAR).


É ELE QUEM COMANDA TODA A DINÂMICA DE UM BAR, OU SEJA, ATENDE CLIENTES, PREPARA E SERVE BEBIDA SOLICITADA NO BALCÃO, E AINDA TEM SOB SUA RESPONSABILIDADE O TREINAMENTO E A SUPERVISÃO DA BRIGADA DE SERVIÇO, ASSIM COMO A QUALIDADE E A APRESENTAÇÃO DOS PRODUTOSOFERECIDOS.


QUALIDADES DE UM BARMAN:

- APRESENTAÇÃO PESSOAL IMPECÁVEL QUANTO A UNIFORME, CABELOS, DENTES, MÃOS E UNHAS.


- HIGIENE PESSOAL (CUIDADO COM SUOR, PERFUMES FORTES) E HIGIENE PROFISSIONAL (COM PRODUTOS, UTENSÍLIOS E O PRÓPRIO LOCAL DE TRABALHO).

- ESTAR ANTENADO COM O QUE ACONTECE AO SEU REDOR SOBRE CONHECIMENTOS GERAIS, PARA PODER CONVERSAR COM O CLIENTE QUE SEMPREACABA PUXANDO ASSUNTO COM O BARMAN.

- SIMPATIA (SEMPRE – DEIXAR PROBLEMAS PESSOAIS EM CASA POR MAIS DIFÍCIL QUE SEJA).

- EDUCAÇÃO (PRIMORDIAL PARA TUDO).

- DISCRIÇÃO; PODER DE COMUNICAÇÃO; FLEXIBILIDADE; SINCERIDADE; SERIEDADE.

- INTERESSE PELO TRABALHO, UMA VEZ QUE AS JORNADAS DE TRABALHO SÃO PUXADAS, PONTUALIDADE, PROFISSIONALISMO, APRIMORAMENTO CONSTANTE (NÃO DEPENDE SÓDELE, MAS SIM DO EMPREENDEDOR)

- SENSO DE ORGANIZAÇÃO; INICIATIVA; CRIATIVIDADE NO DESEMPENHO DAS SUAS ATIVIDADES DO DIA-A-DIA.



PRINCIPAIS CONHECIMENTOS QUE UM BARMAN DEVE TER:


- HISTÓRICO DO BAR/RESTAURANTE/HOTEL, ENFIM DO ESTABELECIMENTO QUE TRABALHA ( É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA TER UM CERTO CONHECIMENTO DA EVOLUÇÃO DO BAR, QUANDO INAUGUROU, COMO SE DEU....


-...
tracking img