Trabalho sobre banheiros 1808a 1914

1016 palavras 5 páginas
Banheiros de 1808 a 1914

Quando pensamos na historia da habitação brasileira, temos certa curiosidade em saber como funcionava o banheiro de antigamente. Ele era bem diferente do que é hoje, praticamente não existia. No começo usavam o matinho para os dois eventos, e banho, raramente se tomava naquela época.

Este espaço destinado à higiene vai apresentar uma grande evolução no Brasil, variando da sua quase inexistência ao aposento de destaque, muitas vezes se tonando símbolo de status de seu dono.

As primeiras habitações não apresentavam este compartimento em seu interior e muito raramente o encontrávamos no ambiente externo. No inicio, este ambiente se fazia na forma portátil, onde objetos destinados a este fim, como retretas (espécie de cadeira), urinóis e outros recipientes, eram utilizados pelos usuários e posteriormente, seu conteúdo era despejado em vazadouros ou barris, que eram guardados na própria residência.

A remoção desses barris cheios, acontecia normalmente à noite, quando escravos, carregando os barris à cabeça, cruzavam a cidade até terrenos baldios ou o mar, onde a imundície era despejada. Em muitos casos, esses barris eram esvaziados diariamente, em outros, apenas uma vez por semana, dependendo do número de escravos disponíveis ou da quantidade de usuários do mesmo barril. Se ocorresse desabar uma chuvarada, a carga era despejada em plena rua, deixando a enxurrada levá-la ao mar.
O conjunto escravo-barril era apelidado de tigre, em razão do aspecto dos carregadores. Transbordamentos iam deixando rastros no corpo do homem que, assim, ficava com listras sinuosas. (fig. 1,2 e 3) Imagem de escravo transportando o barril - “tigre” e o despejo no mar. Fonte:http://rio-curioso.blogspot.com.br

Nas casas mais ricas, urinóis e retretas eram levados até o individuo para urinar e defecar.

(fig. 4) urinol (fig.5) retreta
Fonte: www.bomestaremcasa.com.br

Na área

Relacionados