TRABALHO SOBRE ATUA O DO ASSISTENTE SOCIAL NOS ESPA OS OCUPACIONAIS

INTRODUÇÃO
A sociedade, atualmente, é composta por uma série de atribuições profissionais que venha a suprir as necessidades dos cidadãos. As instituições governamentais e privadas, organizações não-governamentais, entre outras, são primordiais para a promoção de uma sociedade desenvolvida e com mais qualidade de vida. Todos os profissionais, nas mais diversas áreas de atuação hoje, tem o seuimportante papel como elemento essencial para a organização da sociedade. Entretanto, é sobre o Assistente Social a reflexão apresentada neste artigo, pois também é um dos serviços tão essenciais quanto os outros, mas que tem suas peculiaridades, tendo em vista o caráter profissional e técnico prestados por esse setor.
Este artigo objetiva apresentar de forma clara e sucinta a atuação do assistentesocial, visto que seu exercício contempla-se nas mais diversas áreas sociais, daí a sua importância para a sociedade. Desta forma assistente social têm como desafio principal compreender as realidades e construir propostas coerentes com as necessidades, capazes de preservar e tornar na prática a efetivação dos direitos dos indivíduos.
Autores com Iamamoto, Yasbek, Netto, entre outros, contribuíramde forma significativa para a fundamentação das idéias inseridas nesse trabalho, uma vez que trazem conceitos teóricos relevantes para o entendimento da questão social objeto do serviço social.
Iamamoto (2001, p. 161) no cotidiano do Assistente Social estão presentes interesses antagônicos que não podem ser eliminados, já que expressam o próprio caráter das relações sociais capitalistas, masperante os quais ele deve se posicionar. Yasbek (2001, p. 33) afirma que é tarefa da profissão propor alternativas de ação com criatividade, senso crítico e domínio da comunicação, contribuindo para que a população tenha acesso a serviços sociais básicos, na perspectiva de efetivação da cidadania.
Neste sentido, pode-se constatar que o Serviço Social é uma profissão dinâmica inserida no própriocontexto histórico. Portanto, cabe ao assistente social modificar a sua forma de atuação profissional, em decorrência da demanda que lhe é colocada e da necessidade de responder às exigências e as contradições da sociedade atual. É preciso acompanhar o movimento da sociedade e visualizar os novos espaços como possibilidades de intervenção sobre uma realidade social concreta.

1 - SERVIÇO SOCIAL

OServiço Social compartilha de um trabalho coletivo que visa à humanização do atendimento. Por ser uma profissão histórica e socialmente determinada, que atua nas variadas expressões da questão social, tendo como um dos seus princípios a ampliação e consolidação da cidadania, através desse trabalho, o Serviço Social busca uma abordagem ao usuário como cidadão e sujeito de direito e integrante dediferentes segmentos da classe trabalhadora.
Refletir sobre o serviço social na atualidade requer uma visão direcionada para o mundo pós-moderno no qual cresce de maneira assustadora o desemprego, o subemprego, a luta por meios para sobreviver no campo e na cidade, situação conturbada para quem necessita de oferta e trabalho sobreviver. Segundo Yasbek (2002, p. 19)
Para uma análise do Serviço Social naatualidade, é necessário situá-lo no contexto das transformações societárias que caracterizam a sociedade brasileira dos últimos anos – em tempos de globalização. Tempos em que a economia e o ideário neoliberal intensificam as desigualdades vocais, com suas múltiplas faces. Tempos em que crescem as massas descartáveis, “sobrantes” e a margem dos direitos e dos sistemas de proteção social (Yasbek,2002, p. 19Verifica-se, nesse contexto, as transformações, explorações mútuas, que a sociedade vem sofrendo a décadas, entre as quais se destaca, violação dos direitos, mais valia. As desigualdades sociais estão aumentando de maneira assustadora na sociedade, agravando as diversas expressões em que a questão social está inserida.
Infelizmente o atual cenário político-social impõe para o Serviço...
tracking img