Trabalho sobre as mazelas da africa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


Durante o período do neocolonialismo a África foi dividida, em fronteiras artificiais de acordo com os interesses europeus. Assim sendo, a maioria dos conflitos existentes na África, são originados por problemas de território, uma vez que as delimitações das fronteiras dos países africanos foram definidas por colonizadores que não levaram em consideração a identidade etradição tribal confrontando assim, as etnias dentro do continente.
A divisão territorial deste continente teve como critério apenas os interesses dos colonizadores europeus, desprezando as diferenças étnicas e culturais da população local. Diversas comunidades, muitas vezes rivais, que historicamente viviam em conflito, foram colocadas em um mesmo território, enquanto grupos de uma mesmaetnia foram separados. As conseqüências dessa divisão são as condições de fome, guerras civis e epidemias, na qual vive grande parte da população africana.
Outro fator agravante para o surgimento desses conflitos na África se refere ao baixo nível socioeconômico de muitos países e à instalação de governos ditatoriais. Durante a Guerra Fria, que envolveu os Estados Unidos e a União Soviética,ocorreu o financiamento de armamentos para os países africanos, fornecendo aparato técnico e financeiro para os distintos grupos de guerrilheiros, que muitas vezes possuíam – e ainda possuem – crianças que são forçadas, através de uma manipulação ideológica, a odiarem os diferentes grupos étnicos.


2 APARTHEID

Ao analisar o Apartheid, nota-se que tal sistema de segregação racial é, nomínimo, preconceituoso, sendo que põe o negro em uma condição de rebaixamento, ao considerá-lo inferior ao branco. O negro era considerado e tratado como um objeto; era impedido de manter uma vida social digna; não podia freqüentar os mesmos lugares que os brancos; não podia se servir das mesmas regalias, das mesmas maneiras de lazer, dos mesmos serviços, enfim, os negros não tinham direitos,mas, sim, deveres a serem cumpridos.
Parece impossível, mas foi uma realidade vivida na África do Sul durante muitos anos.
Os negros, descontentes com essa situação, protestavam através de movimentos pacifistas, que eram massacrados pelos soldados brancos.
Na luta contra o apartheid, foram mortos milhares de negros, incluindo mulheres e crianças.
As lutas dos negros contraesse regime e as críticas e boicotes econômicos feitos por outros países, obrigaram o governo da África do Sul a assinar uma nova Constituição provisória e não racial, que dava à maioria negra o direito ao voto. As primeiras eleições gerais (onde o negro também podia votar), foram marcadas para abril de 1994 e elegeu Nelson Mandela o presidente do país. Um homem possuidor de garra e coragem,advogado, principal representante do movimento anti-apartheid, como ativista, sabotador e guerrilheiro. Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro da luta pela liberdade; considerado pelo governo sul-africano um terrorista.
Encerrou seu mandato em 1999 e, a partir desse ano, passou a defender causas humanitárias pelo mundo.



3 GUERRAS CIVIS NA ÁFRICA - RUANDA E BURUNDIUm dos desdobramentos mais cruel das lutas desencadeadas a partir do processo de independência são as guerras civis. Tata-se da conseqüência mais visível e sangrenta da concepção das fronteiras artificiais responsáveis pela divisão política do continente africano. Conflitos ancestrais tornaram-se guerras que desencadearam alto índice de mortes, muitas vezes acompanhadas de golpes de Estado einstauração de ditaduras corruptas, interessadas em garantir privilégios de minorias.


➢ Ruanda e Burundi - Um dos maiores exemplos dessa luta mortal entre tribos é a que envolve hútus e tútsis nos territóros hoje divididos em Ruanda e Burundi. Originalmente denominada Ruanda-Burundi, até a Primeira Guerra Mundial essa região pertencia à África Oriental Alemã. Em 1919, após a derrota dos...
tracking img