Trabalho sobre as dificuldades do trabalho em equipe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO O presente trabalho procura mostrar os preceitos, fundamentos,

características e essências das dificuldades em trabalhar em equipe, analisadas através de pesquisas e estudos teóricos. Esta pesquisa apresenta que são diversas as dificuldades de um trabalho em grupo e isso é totalmente comum e aceitável observando o fato de que somos seres humanos totalmente diferentes uns dos outros naforma de pensar, agir e falar. Trabalhar em equipe é exigência comum no mercado de trabalho, mas nem todos os profissionais tem essa habilidade. Tal informação é fundamental no entendimento sobre as dificuldades que os indivíduos enfrentam no trabalho em equipe. No entanto, em um mundo globalizado, onde o corporativismo fala sempre mais alto, não há muito espaço para individualismo. O trabalho emequipe pode proporcionar muitas coisas boas, como por exemplo, o enriquecimento de ideias, tornando, se não mais fácil, pelo menos mais rápido, alcançar os objetivos de uma empresa.

2

1

INTRODUÇÃO

O presente estudo tem como tema as dificuldades de trabalhar em equipe nas organizações. Trata-se de uma pesquisa correlacional, quantitativa, cujo intuito é identificar os fatoresrelacionados às dificuldades encontradas pelas equipes no desenvolvimento de suas atividades por meio de base teórica. O trabalho em equipe é praticado há muito tempo, dados históricos não apresentam data específica, porém desde o início da racionalização dos processos de trabalho verificou-se a necessidade da união de esforços para alcançar objetivos comuns. Dessa forma, o trabalho em equipe consiste nadisposição e capacidade para interagir, cooperar e se solidarizar com as pessoas, dentro de uma relação de troca na busca de resultado. Tal prática é uma estratégia racional de organização que diversas empresas utilizam para melhorar a efetividade do trabalho e aumentar a satisfação do trabalhador. Entretanto, a mera composição de uma equipe não garante o sucesso dos trabalhos, pois na prática elasencontram muitas dificuldades e obstáculos, os quais serão abordados na explanação deste estudo. As dificuldades enfrentadas pelas equipes são diversas e podem advir de fatores distintos. Face às inúmeras possibilidades de conflito faz-se necessário investigar suas origens a fim de facilitar a busca de alternativas para resolução ou minimização do problema. 1.1 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISAAnte aos fatos apontados, buscou-se responder neste estudo o seguinte problema de pesquisa. QUAIS OS FATORES ESTÃO RELACIONADOS ÀS DIFICULDADES DO TRABALHO EM EQUIPE NAS ORGANIZAÇÕES?

.3

1.2

OBJETIVOS DA PESQUISA O Objetivo geral do nosso estudo é buscar e analisar os fatores que estão

relacionados às dificuldades do trabalho em equipe nas organizações. Com base nisso, listamos osseguintes objetivos específicos:  Identificar os fatores individuais dos profissionais que limitam seu desempenho nas atividades desenvolvidas em equipe;  Identificar os fatores organizacionais que prejudicam a realização do trabalho em equipe por seus colaboradores; A escolha de tais objetivos deve-se ao fato do cenário de atuação de equipes ser composto pela integração de um grupo, entre si, e coma organização; ou seja, uma equipe de sucesso depende do esforço de seus integrantes, mas também do apoio e incentivo da organização. 1.3 JUSTIFICATIVA TEÓRICA E PRÁTICA A elaboração deste estudo pode ser justificada, inicialmente, pela importância do capital humano dentro das organizações, o qual desempenha papel primordial em sua estrutura, pois é ele que transforma os objetivos da empresa emrealidade e dá vida às coisas. Dessa forma, temos que o objetivo do estudo relaciona-se diretamente ao principal ativo de uma organização, sendo pertinente, uma vez que visa relacionar fatores de dificultam seu trabalho com o intuito de melhorá-lo. Além disso, conforme aponta Moscovici (1998) a maioria dos especialistas indica, nos mais recentes livros de administração e gerência, que o futuro...
tracking img