Trabalho sobre antiguidade clássica - grécia antiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1623 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
DISCIPLINA: HISTÓRIA DO DIREITO
Professor: Dr. Celso
-------------------------------------------------
Data: 20/03/2013
-------------------------------------------------
Assunto: Antiguidade Clássica – Grécia Antiga;
-------------------------------------------------
Do Genos á Pólis.
Atividade:
1. Porque o termo Cultura Clássica éaplicável tanto á civilização romana quanto aos gregos?

Sobre o Termo:
O termo clássico apresenta duas referências á HISTÓRICA e a CULTURAL.

A Histórica refere-se a uma obra consagrada que independente da época que foi produzida tem seu reconhecimento, é considerada digna de ser imitada, tornando-se modelo.

A Cultural referência valores cultivados pelos gregos durante o alto de suahistória, no século V a.c, conhecido como a época de ouro em virtude da autoridade representada por Atena (democracia) e sua influência sobre as Pólis (outras cidades-estados).

Os valores não ficaram restritos apenas ao período, foram cultivados ao longo dos séculos. Os valores clássicos são uma ideia construída ao longo da história grega, ou seja, a imitação da realidade com o objetivo de buscar aperfeição. A busca da harmonia e sobriedade. A cultura e a arte teve sua manifestação em diferentes formas de expressão:
Na Arquitetura: Exemplo as Colunas caneladas - O” Pantheon” templo de todos os Deuses construído em Roma por Marcus Agripa no século I d.c.

Na Escultura: que se destacou nas peças de baixo e auto relevo de materiais como mármore e bronze. Que representavam Deuses, eHomens da vida política.
Exemplo: O lançador de Disco – Famoso Discóbolo, esculpido em mármore por Miron no século IV a.c.

Na Pintura: exemplo o Banquete grego pintura muito comum nos simpósios.
No Teatro: com seus gêneros de tragédia, comédia, e drama.

Então o termo Cultura Clássica é aplicável começando por Alexandre Magno ( 323 a.c) que espalhou a cultura grega com as culturasOrientais, motivando o que foi denominado Cultura Helenística que foi a miscigenação entre gregos e Orientais. O s Romanos se tornaram herdeiros de Alexandre Magnon, pois Roma Conquistou militarmente a Hélade, nome dado á Grécia anteriormente (denominado conjuntos de estados) em 146ª.c. Enquanto que os gregos conquistaram a culturalmente por tradições.

Enfim o termo Cultura Clássica é aplicável aosGregos e Romanos por hereditariedade de resultado de guerra, pois os militares de Roma ocuparam a Grécia e não só adquiriram as Pólis – cidades/ estados, como o imperialismo político e militar, e também a cultura existente. Pois estava ali, naquele território o berço da civilização. O modelo de civilização clássica, deste modelo os europeus herdaram o modo de pensar, o sistema jurídicoadministrativo, os padrões artísticos e culturais.

2. Defina as linhas gerais da ordem econômica e social grega na ordem gentílica (Período Homérico).

No início da sua organização a sociedade grega era baseada num sistema particular de família, ou seja, num agrupamento primitivo denominado génos. Esse agrupamento familiar primitivo constituía-se a partir de um clã patriarcal, do qualo agrupamento familiar primitivo constituía-se a partir de um clã patriarcal do qual praticamente todos os membros descendiam de um antepassado comum, adoravam o mesmo deus e se reuniam em torno do mesmo fogo sagrado. O “pater famílias” ou seja o chefe, o venerado conduzia as orações aos deuses e era respeitado como elo de ligação entre as divindades e a população. Cada génos tinha seu própriodeus, seus ritos específicos, suas regras de conduta social. Seus cultos e festividades eram celebrados apenas no seio da família e somente por seus membros, que perpetuavam o sangue do antepassado. Não era permitido a ninguém de fora do clã fazer parte desses rituais sagrados. Dotado de grande poder, aplicava a justiça, exercia o poder político e distribuía as tarefas econômicas. Nessa pequena...
tracking img