Trabalho sobre agronegocio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.beefpoint.com.br/cadeia-produtiva/espaco-aberto/o-desenvolvimento-do-agronegocio-no-brasil-5344/
Por Carlos Vicente Cidade
O objetivo desse artigo é, a partir de uma análise do desenvolvimento do agronegócio brasileiro, mostrar aos produtores rurais a necessidade de uma nova postura administrativa, que vá além de suas porteiras e que visem horizontes bem mais longínquos.
A economiabrasileira até meados do século XX, foi caracterizada pela formação de ciclos de exploração de produtos agrícolas voltados para exportação, principalmente, a cana-de-açúcar e o café, e no caso da Amazônia a borracha. Portanto, o setor agrícola sempre representou um importante papel na consolidação do PIB brasileiro.
Contudo, alguns fatores históricos foram fundamentais para o crescimento doagronegócio brasileiro, entre eles destacam-se o processo de industrialização da economia brasileira, a transformação da produção rural em processos industrializados e a expansão da fronteira agrícola como resultante dos dois fatores iniciais.
O processo de industrialização brasileira, que foi descrito por Sérgio Silva (1986) como “o desenvolvimento das forças produtivas – que representa progressotécnico, aumento de produtividade – sob a dominação do capital não é somente desenvolvimento das forças produtivas; é também desenvolvimento das relações sociais capitalistas. Em outras palavras, o reforço da dominação do capital sobre o trabalho”. Esse processo também ficou conhecido como “Modelo de Substituição de Importações”, pois priorizou os investimentos industriais em plantas cujo o mercadointerno já estava estabelecido e que dependia de importações para o seu abastecimento (Pereira, L.C.B. – 1972). Isso fez com que novos setores fossem surgindo e, a medida que surgiam, contribuíam para a redução, em termos relativos, da contribuição do setor agrícola para a composição do PIB brasileiro.
Vale ressaltar que a industrialização trouxe consigo mudanças estruturais na economia e seusreflexos na agricultura ficaram conhecidos como “modernização da agricultura”. Segundo Montoya e Guilhoto (1997), com o fortalecimento das indústrias de base agrícola, decorrente desse processo, a agricultura deixou de ser um setor econômico distinto, passando rapidamente a se integrar à dinâmica da produção industrial, naquilo que ficou conhecido como agronegócio.
Dessa forma, o Brasil passa a mudargradativamente o perfil de sua atividade econômica, tanto que em 1959, já caracterizado como agronegócio, o setor respondeu por uma participação de 51,40% do PIB brasileiro, apresentando uma tendência de queda nos anos posteriores, embora com sucessivos incrementos quando se trata de valores, como pode ser observado na tabela abaixo.

É importante notar que ao longo do período analisadoocorreram diversas mudanças estruturais na orientação da economia brasileira. Inicialmente o processo de diversificação do parque industrial no Brasil, passou a contar com indústrias de produção de bens duráveis, ou também conhecida como a fase da industrialização pesada brasileira, estimulada pelo Estado através dos chamados Planos de Metas e, mais tarde, os Planos Nacionais de Desenvolvimento.Posteriormente esses investimentos foram canalizados para a indústria de bens não duráveis e mais tarde, bens de consumo intermediários e de capital, tanto que em 1985, a participação relativa do agronegócio no PIB brasileiro já respondia apenas por 34,97%. Na década de 90, com a abertura comercial, os investimentos industriais se diversificaram ainda mais, reduzindo com isso a participação relativa doagronegócio no PIB para 28,91%.
Do ponto de vista da transformação do setor rural brasileiro em agronegócios, o advento da industrialização, passou a situar economicamente a produção rural entre as indústrias produtoras de bens e insumos para a agropecuária (a montante) e as indústrias processadoras e de serviços de base rural (a jusante). Apenas para se ter uma idéia da importância teórica que...
tracking img