Trabalho sobre adolescencia construida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho sobre adolescência construída

Religião:

Os entrevistados, em sua maioria partilham de uma religião e crença, mesmo aqueles que confessam não ter religião, sendo agnósticos ou simplesmente não religiosos, são totalmente influenciados por sua família, grupo ou na melhor das hipóteses porque leu em algum livro ou lugar sobre aquele conceito, ou seja, não existe ninguém original emsua forma de ver e viver no mundo.
Neste sentido a teoria de Vygotsky levantada por Sergio Ozella em seu texto “Adolescência construída” é comprovada, pois os adolescentes fazem suas escolhas, sejam elas religiosas ou não religiosas, embasadas na interação com seu meio sócio-cultural.
Mesmo aqueles que se dizem ser ateu ou agnóstico, só o podem fazer por uma abertura social que possibilitaesta escolha, pois hoje está inclusive na moda o adolescente dizer ser ateu, mas se fosse há pelo menos 200 anos atrás, se os mesmos vivenciassem o contexto extremamente religioso daquela época em determinados lugares, onde a crença era considerada essencial, dificilmente os veríamos dizendo orgulhosamente não ter religião.
Podemos até dizer dado ao comportamento histórico social do adolescente,que o adolescente brasileiro, por ser a rebeldia e o espírito de contestador a marca cultural (e não natural) do jovem de hoje, os sem religião estão cada vez mais crescendo e se espalhando no meio dos jovens.

Sexualidade:

Á de se observar, que dos entrevistados, alguns, embora digam ser heteros assumidos, admitem que em algum momento já experimentaram “ficar” com pessoas do mesmo sexo.Isto é um fenômeno crescente em nossa sociedade, pois como afirma Sergio Ozella com sua visão embasada em Vygostky que o homem é “Um ser histórico com características forjadas de acordo com as relações sociais contextualizadas no tempo e espaço histórico em que vive”.
Então o “ficar” com alguém do mesmo sexo para experimentar, passa a ser visto como normal e até como modismo social, do jovemque é visto como “não atrasado”, mas como moderno, evoluído, mente aberta e etc.
Isto se dá, porque não há ninguém totalmente isento do poder que o meio exerce sobre o sujeito, neste caso, adolescente, que por estar iniciando sua vida no universo das possibilidades de ser e de estar no mundo, não escolhe fechando apenas uma única possibilidade, mas deixando aberto tantas mais que puder.
Masvemos também na mídia o fenômeno da homossexualidade, que como espelho reflete e é refletora do comportamental social do sujeito, principalmente adolescente, ora revelando, ora induzido o comportamento do adolescente, como também suas escolhas, preferências e vontades.

Fases marcantes:

A maior parte dos entrevistados, afirmam que a fase mais marcante de suas vidas se deu no processo detransição da infância para a fase adulta.
Podemos observar duas coisas interessantes na fala desses adolescentes: primeiro o fato de todos os entrevistados compartilharem da mesma comum experiência de conflito que a “fase” de adolescente lhes proporcionaram.
Segundo, e não menos interessante, foi a fala deles que revela a concepção, tanto destes mesmos adolescentes, como do senso comum e também dealguns psicólogos em relação ao enxergar a adolescência como uma fase natural que sempre existiu, sendo que na concepção sócio-histórica, a adolescência é uma criação do próprio homem, não sendo uma etapa ou fase, mas antes um processo totalmente cultural e social.

Grupo:

Entre os adolescentes entrevistados, podemos notar que a identificação com um “grupo” se dá através da influência damídia,como a internet ,TV,música e também pela influência de pessoas “mais velhas”(adultos) como expressou um deles.Através da música e do grupo descobrem suas semelhanças e conseguem suprir suas angústias e no social estar presente com outros iguais a eles.A identificação com o grupo no caso sendo o ‘rock” não se dá necessariamente por ser de uma banda que canta ou toca instrumento ,mas sim pela...
tracking img