Trabalho sobre adm de medicamento por via oftalmica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Grande Rio
“Prof. José de Souza Herdy”
E. C. S
C. E



Administração de Medicamentos Pela via
Oftálmica

Duque de Caxias
2012



Administração de Medicamentos Pela via Oftálmica

Trabalho apresentado à universidade do Grande Rio “Prof. José Herdy”, como parte de requisito avaliativo.

Orientadora:

Duque de Caxias

Introdução
Este estudo é resultado deuma pesquisa bibliográfica que objetivou resumir as novas e atuais praticas para administração de medicamentos oftálmicos. Apresenta também, anatomia do olho humano, além dos tipos medicamentos que podem ser utilizados nessa via.

Olho Humano
        O olho humano é responsável por captar energia luminosa, que será interpretada pelo cérebro. O globo ocular é envolto por um tecido transparentechamado esclerótica (a parte branca do olho), onde se forma a córnea. Internamente, existe a coróide, que possui melanina e vasos sanguíneos que abastecem a parte frontal do olho. Sua parte visível é conhecida como íris, que é responsável pela cor dos olhos e evita reflexos que poderiam interferir na nitidez da imagem. No centro da mesma está a pupila que pode se contrair permitindo a maior ou menorentrada de luz.
        Os raios luminosos passam pela pupila e sofrem refração na córnea, cristalino e humor aquoso, que funcionam como lentes convergentes, focando a imagem na retina.

*A foto mostra um esquema simplificado do olho humano

Retina
        A retina é a parte do olho sensível a luz. Ela contém milhões de células fotossensíveis chamadas de cones e de bastonetes. Estastransformam energia luminosa em impulsos nervosos que serão interpretados pelo cérebro. No fundo do olho próximo ao centro há uma pequena depressão, onde existem apenas cones, que é chamada de fóvea. Esse é o local onde a imagem se forma com maior nitidez. O eixo que liga a pupila à fóvea é conhecido como eixo óptico.
        Os impulsos nervosos são transmitidos pelo nervo óptico. Como a região poronde ele sai da retina não possui cones ou bastonetes, nenhuma imagem é processada ali. Por isso, essa região é conhecida como ponto cego. Como a região mais clara também chamada de disco óptico.Do mesmo ponto, saem também os vasos sanguíneos que abastecem a retina. O padrão de distribuição desses vasos é único para cada pessoa, sendo tão complexo que até gêmeos idênticos não possuem a mesmaconfiguração. Além disso, ele não muda durante toda vida do indivíduo, exceto em caso de mutilação ou condições médicas que alterem o olho de alguma forma .¹

Administração de medicamentos

Os medicamentos comuns utilizados prescrito para os pacientes pela via oftálmica são os Colírios e as Pomadas oftálmicas podendo incluir as Preparações de Venda Livre, como lágrimas e vasoconstritores ou autilização de polímeros biodegradáveis que ainda esta em estudo.

A administração de colírios, embora seja o método mais empregado, apresenta efeito terapêutico mínimo na região posterior do olho. Pois existe ali uma barreira hemato-ocular que atua como um mecanismo protetor contra substâncias exógenas, que incluem as drogas, isso dificulta a entrada de substâncias na circulação sanguínea para aretina.

Portanto, para que se obtenha uma concentração da droga dentro da faixa terapêutica utilizando essa via, é necessária a administração de concentrações elevadas durante um período prolongado, podendo ocasionar sérios efeitos adversos em outros órgãos do corpo humano.

Para que esses níveis se mantenham dentro da faixa terapêutica, são necessárias, então, varias aplicações no interior dacavidade vítrea, as quais podem causar desconforto para o paciente e ocasionar complicações como hemorragia vítrea, infecções, catarata e descolamento da retina.
Para minimizar os efeitos colaterais se obter os níveis terapêuticos adequados no segmento posterior do bulbo ocular, esta em estudo a utilização de um sistema de liberação de drogas que pode ser implantado intravítreo e preparado a...
tracking img