Trabalho sobre 6 sigma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Tecnologia Thereza Porto Marques













6 sigma









André Bacelar Rocha
Ismael José dos Santos Júnior
Lidiane Reis Mendes de Góes
Wellington Rodolfo Aguiar Santos Prof. Nilton

Jacarei, SP
2008
1. Introdução
O cerco no mundo dos negócios se fecha ainda mais a cada novo dia que chega e adesatualização do homem e da empresa desfavorece o crescimento de ambos, colocando-os em um ciclo de degeneração profissional, acarretando perdas e até mesmo o fechamento das portas da produtora. Por isso, o constante crescimento intelectual é importante, para que se possa disputar uma concorrência de igual para igual, neste mundo concorrido e sufocante, viabilizando os conceitos e sofisticando oselementos qualificativos do homem e da empresa, para que possam oferecer produtos que encantem os seus clientes. Os clientes são a razão de ser de qualquer organização. São eles quem define a Qualidade, esperando que um produto possua características tais como elevados níveis de desempenho e confiabilidade, preços competitivos, processamento claro e correto da transação, entregas dentro do prazo,etc. Além disso, fatores como a globalização acelerada, o acesso instantâneo à informação, a produtos e a serviços, a constante inovação tecnológica e alterações na regulamentação, deram origem para que os clientes alterassem as suas formas de conduzirem os seus negócios.
Vivemos hoje em um ambiente competitivo, que não existe espaço para erros. Temos que deleitar os nossos clientes eprocurar novas formas de exceder as suas expectativas. Por isso, as ferramentas que proporcionam tais garantias de qualidade não param de ser criadas dentro das empresas, sempre no intuito de melhorar ainda mais o que já estava "perfeito". Com isso, e baseando-se em fatos já comprovados, a inteligência de uma empresa procurou criar uma ferramenta que estivesse atualizada para os dias de hoje e quetrouxesse, realmente, ótimos resultados. Nasce então, o Seis - Sigma.
Internacionalmente, a imprensa especializada em negócios não pára de apresentar casos de ganhos financeiros que as empresas vêm obtendo por meios do Seis - Sigma. Em encontros técnicos sobre qualidade, o grande destaque fica, rotineiramente, para essa metodologia.

2. O que é o Seis Sigma?
“Seis Sigma é a inflexível erigorosa busca da redução da variação em todos os processos críticos para alcançar melhorias contínuas e quânticas que impactam os índices de uma organização e aumentam a satisfação e lealdade dos clientes. É uma iniciativa organizacional projetada para criar processos de manufatura, serviço ou administrativo que gerem no máximo 3,4 defeitos por milhão de oportunidade (DPMO). A ferramenta demelhoria empregada na implantação dos projetos Seis Sigma é o DMAIC: acróstico que representa: Definir-Medir- Analisar - Implementar - Controlar” .

3. O que é o “Sigma”?
“A razão para o nome Seis Sigma foi porque ‘sigma’ é a medida estatística relacionada com a capacidade de um processo, ou a habilidade deste processo em produzir peças sem defeitos. No jargão estatístico, sigma é a medida davariação do processo ou o desvio padrão”.
No entanto, não se pode aceitar a ilusão de que Seis Sigma é a salvação para toda empresa.
Deve-se fazer uma análise crítica e verificar se é a metodologia mais adequada dependendo do momento em que a empresa vive. Mais a frente este assunto será abordado mais profundamente.
De forma ampla, a aplicação da Metodologia Seis Sigma não seprende apenas a área de qualidade, mas a todos os processos de uma empresa. Seis Sigma visa fortalecer as necessidades de uma empresa em melhorar seus processos de forma contínua e sustentável. Através de um forte foco na capacitação de seus colaboradores, as empresas que implementam esta Metodologia têm a finalidade de impactar de maneira bastante agressiva nos lucros, provocar grandes...
tracking img