Trabalho sistema operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Operacional

Um sistema operacional é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário. Embora possa ser executado imediatamente após a máquina ser ligada, a maioria dos computadorespessoais de hoje o executa através de outro programa armazenado em uma memória não-volátil ROM chamado BIOS num processo chamado "bootstrapping", conceito em inglês usado para designar processos auto-sustentáveis, ou seja, capazes de prosseguirem sem ajuda externa. Após executar testes e iniciar os componentes da máquina (monitores, discos, etc), o BIOS procura pelo sistema operacional em algumaunidade de armazenamento, geralmente o Disco Rígido, e a partir daí, o sistema operacional "toma" o controle da máquina.
O sistema operacional reveza sua execução com a de outros programas, como se estivesse vigiando, controlando e orquestrando todo o processo computacional.
Segundo alguns autores (Silberschatz et al, 2005; Stallings, 2004; Tanenbaum, 1999), existem dois modos distintos deconceituar um sistema operacional:

visão top-down pela perspectiva do usuário ou programador: é uma abstração do hardware, fazendo o papel de intermediário entre o software e os componentes físicos do computador;

visão bottom-up, de baixo para cima: é um gerenciador de recursos que controla quais aplicações (processos) podem ser executadas, quando devem ser executadas e quais recursos (memória,disco, periféricos) podem ser utilizados.

Visão geral

Existem vários sistemas operacionais; entre eles, os mais utilizados no dia a dia, normalmente utilizados em computadores domésticos, são o Windows, Linux e Mac OS X.
O OS/360 foi colocado na estrutura principal de todos os computadores IBM no início de 1964, incluindo os computadores que ajudaram a NASA a colocar o homem na lua.

Umcomputador com o sistema operacional instalado poderá não dar acesso a todo o seu conteúdo dependendo do usuário. Com um sistema operacional, podemos estabelecer permissões a vários usuários que trabalham com este. Existem dois tipos de contas que podem ser criadas num sistema operativo, as contas de Administrador e as contas limitadas. A conta Administrador é uma conta que oferece todo o acesso àmáquina, desde a gestão de pastas, arquivos e software de trabalho ou entretenimento ao controle de todo o seu Hardware instalado. A conta Limitada possui restrições de uso que podem variar dependendo da escolha do administrador. Para que este tipo de conta possa ter
acesso a outros conteúdos do disco ou de software, o administrador poderá personalizar a conta oferecendo permissões a algumas funçõesdo sistema como também poderá retirar acessos a certas áreas do sistema.
O sistema operacional funciona com a iniciação de processos que este irá precisar para funcionar corretamente. Esses processos poderão ser arquivos que necessitam de ser frequentemente atualizados, ou arquivos que processam dados úteis para o sistema. Poderemos ter acesso a vários processos do sistema operacional a partirdo gerenciador de tarefas, onde se encontram todos os processos que estão em funcionamento desde a inicialização do sistema operacional até a sua utilização atual. Pode-se também visualizar a utilização da memória por cada processo, no caso de o sistema operacional começar a mostrar erros ou falhas de acesso a programas tornando-se lento, pode-se verificar no gerenciador de tarefas qual dosprocessos estará bloqueado ou com elevado número de processamento que está afetando o funcionamento normal da memória.

O que um sistema operacional faz?

No nível mais simples, o sistema operacional realiza duas tarefas:

1. Gerencia os recursos de hardware e software do sistema. Em um computador de mesa, esses recursos incluem o processador, a memória, o espaço em disco etc. Em um telefone...
tracking img