Trabalho - sintese da noticia sobre loja zara

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ao analisar a denúncia do conteúdo apresentado, a marca ZARA é conivente ao trabalho escravo de bolivianos ao contratar serviços de empresas que adotam essa prática ilegal.
Estes locaisque utilizam de trabalho escravo tem um grande problema que não são só as peças feitas no Brasil. Mas principalmente as peças importadas de países pobres com mão de obra barata, taiscomo Bangladesh e Índia.
Em Bangladesh e Índia no atual cenário de mão de obra escrava constam crianças trabalhando, pois o governo subsidia totalmente o imposto, a indústria têxtilnacional esta em processo de extinção devido os volumes de importação alta.
O grupo Inditex, proprietário da ZARA, anunciou na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados do Brasil, acriação de um número verde que receberá denúncias de trabalho escravo, noticiou o jornal O Estado de S. Paulo.
Neste caso o grande destaque foi a denuncia e acompanhamento do SindicatoDas Costureiras de São Paulo junto com a Policia Federal (PF), Integrantes do Núcleo de Enfretamento ao Tráfico de Pessoas da Secretária da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de SãoPaulo e auditores da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo (SRTE/SP).
Além da ZARA outras redes foram flagradas com presença de trabalho escravo são elas NIKE,WalMart, Collins, Pernambucanas, Marisa e C&A .

O grande exemplo é o Walmart que faz parte do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo desde 2005 e trabalha atento à "listasuja", não permitindo acordos comerciais com empresas que não cumpram o pacto firmado ou mantenham práticas contrárias à erradicação do trabalho escravo.
O crime de trabalho escravo ocorrequando o trabalhador é flagrado em situações de trabalho forçado, jornada exaustiva, trabalho degradante e servidão por dívida. O crime está previsto no artigo 149 do Código Penal
.
tracking img