Trabalho sht

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso técnico de energias renováveis
2010/2011

Higiene e segurança no trabalho

Trabalho elaborado por: João Paulo Moreira, nº
Índice

Introdução 3
Definições 4
Factores que afectam a higiene e segurança 5
É importante que aja prevenção nos postos de trabalho? 6
Instrumentos mais utilizados na HST 7
Protecção colectiva 8
Protecção individual 9
Sinalização de segurança 10Higiene e condições ambientais do posto de trabalho 11
Os riscos que rodeiam o Posto de Trabalho 12
Conclusão 13
Bibliografia 14

Introdução

A Segurança é, na sua mais ampla acepção, um conceito substancialmente ligado ao homem, individualmente ou socialmente considerado. O seu desenvolvimento e evolução circunscrevem-se ao progresso humano com a mesma relevância de outros aspectosque são facetas do mesmo poliedro, tais como a Ecologia, o bem-estar social, a estabilização das pressões sociais, em suma, a qualidade de vida em todas as suas componentes e circunstâncias.
Ao longo deste trabalho abordo alguns temas relacionados com a higiene e segurança no trabalho bem como a importância que ela tem em todas as actividades.

Definições

A higiene e a segurança são duasactividades que estão intimamente relacionadas com o objectivo de garantir condições de trabalho capazes de manter um nível de saúde dos colaboradores e trabalhadores de uma Empresa.

A higiene do trabalho propõe-se combater as doenças profissionais, identificando os factores que podem afectar o ambiente do trabalho e o trabalhador, visando eliminar ou reduzir os riscos profissionais (condiçõesinseguras de trabalho que podem afectar a saúde, segurança e bem estar do trabalhador).

A segurança do trabalho propõe-se combater os acidentes de trabalho, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer dando formação aos trabalhadores para utilizarem medidas preventivas.

Factores que afectam a higiene e segurança

Em geral todas as actividades encerram um conjunto de riscos e decondições de trabalho desfavoráveis em resultado das especificidades próprias de alguns processos ou operações, pelo que o seu tratamento quanto a Higiene e Segurança costuma ser cuidado com atenção. Contudo, na maior parte dos casos, é possível identificar um conjunto de factores relacionados com a negligência ou desatenção por regras elementares e que potenciam a possibilidade de acidentes ouproblemas.

Acidentes devido a condições perigosas;

* Máquinas e ferramentas
* Condições de organização (lay-out mal feito, armazenamento)
* Perigoso, (falta de Equipamento de Protecção Individual - E.P.I.)
* Condições de ambiente físico, (iluminação, calor, frio, poeiras, ruído)

Acidentes devido a acções perigosas;

* Falta de cumprimento de ordens (não usar E.P.I.)* Ligado à natureza do trabalho (erros na armazenagem)
* Nos métodos de trabalho (trabalhar a ritmo anormal, manobrar empilhadores à Fangio, distracções, brincadeiras)

É importante que haja prevenção nos postos de trabalho?

A Prevenção é certamente o melhor processo de reduzir ou eliminar as possibilidades de ocorrerem problemas de segurança com o Trabalhador.
A prevenção consiste naadopção de um conjunto de medidas de protecção na previsão de que a segurança física do operador possa ser colocada em risco durante a realização do seu trabalho.

Historicamente a Prevenção de acidentes e doenças profissionais evoluiu de uma forma crescente, englobando um número cada vez maior de factores e actividades, desde as primeiras acções de reparação de danos (lesões), até um conceitomais amplo onde se buscou a Prevenção de todas as situações geradoras de efeitos indesejáveis para o trabalho.

Instrumentos mais utilizados na HST

A Avaliação de Riscos é a chave da Segurança, Higiene no Trabalho. Ela permite determinar a origem, a natureza e os efeitos dos riscos em presença, possibilitando a adopção de medidas de controlo do risco, que deverão desenvolver-se a partir de um...
tracking img