Trabalho shell e cold box

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 72 (17784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2

RESUMO O presente trabalho tem como objetivo fazer uma apresentação do processo de fabricação de machos Shell e Cold-box da Fundição Schulz S.A,onde

detalharemos a seguir o processo Shell e em seqüência o processo Cold-Box. A Schulz é uma empresa de grande porte e capacidade de produção de peças em Ferro Fundido Cinzento e Nodular, contudo atendendo o mercado mundial fornecendoprincipalmente para a linha automotiva e de compressores.

O processo Shell Molding é um processo de cura à quente para a fabricação de moldes e machos em casca. Utiliza areias misturadas ou revestidas com resina, conversor e lubrificação que em contato com o ferramental aquecido, promove a polimerização da resina, proporcionando a aglomeração da mesma. O trabalho apresentará alguns parâmetros decontrole, confecção e aplicação de machos Shell e Cold Box na empresa Schulz S.A.

3

INTRODUÇÃO

O setor de macharia possui um elevado nível de importância no processo de fundição, a qualidade superficial, a produtividade, o retrabalho no setor de acabamento, a precisão dimensional dos componentes fundidos, entre outros itens são muito influenciados pelas atividades desenvolvidas neste setor.Portanto, mais conhecimento favorece o melhoramento das atividades e dos resultados obtidos, cabe ao fundidor continuar o processo de aperfeiçoamento devido aos

desenvolvimentos e aperfeiçoamentos que ocorrem.

O processo Shell foi desenvolvido por Johannes Croning, em 1943. A idéia essencial do processo Shell é endurecer a areia coberta com resina e catalisador sob uma placa aquecida. Atualmentetêm-se três processos de cobertura: a frio, a morno e a quente. Porém, na empresa o processo Shell utilizado é a quente.

Como vantagens do processo podem-se citar a precisão dimensional, o acabamento superficial elevado, facilidade de manuseio dos machos e das cascas de moldar, a excelente estabilidade em estoque da areia preparada, elevada vida útil do ferramental. Como desvantagens o altocusto do processo e do ferramental.

4

1. HISTÓRICO DO PROCESSO SHELL Processo inventado na Alemanha por Johannes Croning foi batizado originalmente em sua patente, DRP 832.937 em 1943, com o nome: “Processo para obtenção de machos ocos para fundição e moldes de fundição em casca”, com aproximadamente as mesmas espessuras de parede obtidas ao derramar uma mistura a seco de areia, resina ecatalisador dentro ou sobre o ferramental de moldagem aquecido. A parte da mistura não curada seria reaproveitada. Devido a segunda guerra mundial o processo não chegou a ser adotado de inicio. Em 1946 os EUA mostraram interesse pela patente e fizeram uso do processo, mesmo que sem licença. Em 1948, foi descrito o principio básico com todos os detalhes por McCulloch por de relatório da FieldInformation Agency Téchnical 1,168. com esta pré-publicação o processo teve como resultado a sua aplicação em vários países do mundo, também sem licença para exploração da patente. Na Alemanha, as empresas “Deutschen Edelstahlwerke”, atual Thyssen Edelstahlwerke, e “Hottinger”, foram as primeiras a solicitarem licença para utilizar o processo, o que contribuiu para seu desenvolvimento e divulgação.Seguiram-se vários pedidos da Alemanha e outros países, em grande parte, provinham do interesse pelo intercambio de experiências em congressos promovidos pelos licenciados. Nesse ínterim, expirou o prazo da maioria das patentes concedidas e o processo Shell firmou-se, então, em todos os países. Johannes Croning, com o desenvolvimento do seu processo em todo o mundo, granjeou reconhecimento internacional,tendo sido alvo de muitas homenagens, eis que o processo constituiu passo decisivo para caminho de mecanização das fundições. Johannes Croning faleceu em maio de 1957.

5

2. CONCEITOS E FUNDAMENTOS SHELL O princípio do processo Shell consiste em derramar ou soprar uma mistura de areia e resina sintética em uma placa de modelo ou caixa macho aquecida. A mesma é curada devido à temperatura,...
tracking img