Trabalho sergio buarque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (801 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Professor Sérgio Buarque de Holanda estudou em diversas escolas de São Paulo. Mudou-se, em 1921, para o Rio de Janeiro, matriculando-se na Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro,atual Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde obteve o bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais em 1925.

Ao longo da década de 1920, atuou comorepresentante do movimento modernista paulista no Rio de Janeiro.
Trabalhou então em diferentes órgãos de imprensa e, entre 1929 e 1930 como escritor, publicou livro Raízes do Brasil no ano 1936, que foiseu primeiro trabalho considerado muito importante na época, ainda nos dias de hoje, e é o seu livro mais conhecido do autor.

Analisando capitulo 5 do livro do Professor Chico Buarque de Holanda,entendi que o livro traz de questões importantissima e reflexivas para nós nos dias atuais.

Entendi que o autor no capitulo 5 do livro, descreve que a família e o Estado caminha em linhasdiferente e que o individuo é forçado a seguir diferentes normas que o estado estabelece, da também exemplos com o de Antigota e Creonte que embora tinhas laços sanguíneos, viveram e constante conflitos,pois um representava o Estado e o outro a família .
Já nesta época percebe-se que a imposição da Lei, causou muitos estragos no ser humano.
O autor também faz comparações entre o regime de velhascorporações, onde existia a parceria entre o empregado e o empregador, formando uma família e o regime industrial onde o empregador não conhece, nem sabe quem é o seu empregado.

Sergio destaca ainda,que o brasileiro é um homem cordial, pois consegue usar de cordialidade mesmo nos conflitos políticos e que nosso sistema administrativo excepcionalmente mesmo nos conflitos tem um corpo defuncionários dedicados com objetivos de melhoria para o cidadão.

Percebi ainda que, a pedagogia imposta pela família/estado impõe métodos antigos de educação onde a criança deve ser estimulada a seguir...
tracking img