Trabalho Semicondutores2

1563 palavras 7 páginas
M-1104A - SEMICONDUTORES I
1. Introdução
A unidade que passaremos a chamar de maleta será a base onde será colocada a placa M-1104A na qual serão montados os circuitos.
2. Notas de Teoria
2.1. Retificador de Meia Onda
Retificadores de meia onda são circuitos que, como o próprio nome diz, aproveitam apenas a metade de uma onda, por esta razão, são pouco eficientes. Abaixo segue um circuito de meia onda e em seguida um diagrama de funcionamento:

Figura 1: Circuito Retificador de Meia Onda
Este circuito é basicamente formado por um transformador, que tem a função de baixar a tensão ao valor desejado, e um diodo retificador que, no exemplo ao lado, bloqueia o semiciclo negativo.
2.2. Retificadores de Onda Completa
Os circuitos retificadores de onda completa aproveitam os dois semiciclos da onda, obtendo então um desempenho superior aos de meia onda. Tipos de circuitos: circuito retificador com derivação central e circuito retificador em ponte. Abaixo segue um exemplo de um circuito retificador em ponte e um com derivação central:

A)

B)
Figura 2: Circuito Retificador - A) Ponte e B) Derivação Central
2.3. Circuito Ceifador
A saída dos circuitos ceifadores (às vezes chamados limitadores) aparece como se uma parte do sinal de entrada fosse cortada.
As figuras abaixo ilustram dois circuitos básicos de ceifadores série não polarizados ou simples:

A) B)
Figura 3: Circuito Ceifador Série - A) Negativo e B) Positivo
O ceifador negativo é assim denominado por cortar o semiciclo negativo da senóide aplicada à entrada, enquanto que, no ceifador positivo é cortado ou ceifado o semiciclo positivo da senóide.
Podemos dizer que os ceifadores série simples são, em última análise, retificadores de meia onda.
As figuras abaixo ilustram dois ceifadores paralelos simples ou não polarizados negativo e positivo respectivamente:

A)

Relacionados