Trabalho satisfação dos colaboradores

Páginas: 26 (6358 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2011
[pic]

CENTRO UNIVERSITÁRIO BARRIGA VERDE - UNIBAVE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ANELIZE SOETHE
ANGELA MARIA VOLPATO CORRÊA
GEOVANA NIEHUES SOETHE
JAQUELINE BETT
MAYSSON JOSÉ MORGAN
RAFAEL TRAMONTIN

SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES DA EMPRESA
UNIFORMAXEL

ORLEANS
2011
ANELIZE SOETHE
ANGELA MARIA VOLPATO CORRÊA
GEOVANA NIEHUES SOETHE
MAYSSON JOSÉ MORGAN
RAFAEL TRAMONTIN

SATISFAÇÃODOS COLABORADORES DA EMPRESA
UNIFORMAXEL

Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina Administração Mercadológica I, solicitado pelo professor Fabrício Schambeck, com o objetivo de avaliar o grau de satisfação dos colaboradores da Empresa Uniformaxel.

ORLEANS
2011

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2

1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
1.1 Marketing 4
1.2 Ferramentas doMarketing 6
1.3 Pesquisa de Marketing 7
1.3.1 Funções de uma pesquisa de marketing 8
1.3.2 Tipos de pesquisa 9
1.4 Tema de Estudo 10

2 APRESENTAÇÃO DA PESQUISA 12
2.1.1 Objetivo 12
2.1.2 Local 12
2.1.3 Período de campo 12
2.1.4 Universo (ou população) 12
2.1.5 Amostra 12
2.1.6 Número de entrevistas 12
2.1.7 Coleta De Dados 13
2.1.8 Instrumento 13
2.1.9 Variáveis 13

2.2APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS DA PESQUISA 15

CONSIDERAÇÕES FINAIS 36

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 37

INTRODUÇÃO

No mundo atual percebe-se que as empresas estão buscando melhorar o relacionamento com seus colaboradores e os níveis de satisfação com a Qualidade de Vida no Trabalho, devido à necessidade de atrair e manter bons funcionários, os quais satisfeitos proporcionarão à empresabenefícios: redução de custos, aumento de produtividade e qualidade, diminuição do absenteísmo, maior satisfação dos colaboradores, melhoria na comunicação e imagem da empresa no mercado. Para os trabalhadores pode-se mencionar benefícios como: motivação, alegria, disposição e energia, comprometimento, segurança,
admiração e orgulho, desenvolvimento pessoal, profissional e social. Passamos a maiorparte de nossas vidas dentro das organizações, produzindo serviços e valores econômicos indispensáveis às sociedades, o ideal então seria que transformássemos as mesmas em lugares agradáveis e saudáveis para execução do nosso trabalho. De acordo com Limongi-França e Rodrigues (2002 p.156):
Qualidade de vida no trabalho é uma compreensão abrangente e comprometida dascondições de vida do trabalho, que inclui aspectos de bem-estar, garantia da saúde e segurança física, mental e social e capacitação para realizar tarefas com segurança e bom uso da energia pessoal. A origem do conceito está ligada às condições humanas e a ética do trabalho, que compreende desde exposição a riscos ocupacionais observáveis no ambiente físico, padrões de relação entre trabalhocontratado e a retribuição a esse esforço – com suas implicações éticas e ideológicas – até a dinâmica do uso do poder formal e informal; enfim, inclui o próprio significado do trabalho.

Para Morin (2002), o bom desempenho dos trabalhadores e sua permanência na organização, advêm do sentido que eles percebem em relação ao trabalho. Este sentido do trabalho deve vir ao encontro de seus própriosmotivos que tem para executar o trabalho e também de como seus valores são percebidos de forma positiva pela organização. Para que haja esta situação é necessário que a organização molde de forma gradual o comportamento das pessoas para atitudes positivas, perpassando pelos próprios valores de cultura e comportamento organizacional.
Pesquisas realizadas por Morin (2002), mostram que é necessáriooportunizar aos empregados boas condições de trabalho, ambiente de aprendizagem para realização adequada de suas funções e torná-lo estimulante, através de relações humanas satisfatórias.

Atualmente, visando o desenvolvimento empresarial e profissional, trabalha-se a satisfação dos funcionários, a importância das pessoas para o meio empresarial e o relacionamento entre empresários, gestores,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A SATISFAÇÃO DO COLABORADOR EM SEU AMBIENTE DE TRABALHO
  • Pesquisa de satisfação e importância da qvt para o colaborador no ambiente de trabalho.
  • Satisfação para colaboradores
  • Estudo sobre satisfação de colaboradores em seu local de trabalho
  • A Satisfação dos Colaboradores do IOTBH
  • O desafio de motivar os colaboradores e melhorar a eficácia no trabalho: com enfoque no atendimento e a...
  • A RELAÇÃO ENTRE O TIPO DE LIDERANÇA E A SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES:
  • Pesquisa de Satisfação com colaboradores em instituição de ensino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!