Trabalho saeb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5230 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é o Saeb?
Criado em 1988, o Saeb é uma ação do Governo Brasileiro, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, na sua Diretoria de Avaliação da Educação Básica – Daeb, sendo um dos mais amplos esforços empreendidos em nosso País no sentido coletar dados sobre alunos, professores, diretores de escolas públicas e privadas em todo o Brasil.O Saeb é aplicado a cada dois anos, desde 1990 e avalia o desempenho dos alunos brasileiros da 4ª e da 8ª séries do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa (Foco: Leitura) e Matemática (Foco: resolução de problemas).
Quais os objetivos do Saeb?
A partir das informações do Saeb, o MEC e as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação podemdefinir ações voltadas para a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionar seus recursos técnicos e financeiros para áreas prioritárias, visando ao desenvolvimento do Sistema Educacional Brasileiro e à redução das desigualdades existentes nele.
Desta forma, o Saeb objetivo oferecer subsídios para a formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas, contribuindo, dessamaneira, para a ampliação da qualidade do ensino brasileiro.
Quantas escolas, alunos, professores e diretores participaram do Saeb 2003?
Em 2003, participaram do Saeb cerca de 300 mil alunos, 17 mil professores e 6 mil diretores de 6.270 escolas das 27 unidades das Federação. Além desses, perto de 4 mil pessoas, entre aplicadores dos testes, supervisores e funcionários das Secretarias de EducaçãoEstaduais trabalharam nessa aplicação.
A participação no Saeb é voluntária?
A participação no Saeb é voluntária. Cabe ressaltar, porém, que o comprometimento dos participantes é fundamental para a qualidade dos resultados apurados.
Quais instrumentos são utilizados pelo Saeb?
O Saeb utiliza dois instrumentos, a saber:
* testes, pelos quais são medidos os desempenhos dos alunos nasdisciplinas de Língua Portuguesa (Foco: Leitura) e Matemática (Foco: Resolução de problemas);
* questionários, pelos quais são coletadas informações sobre o contexto social, econômico e cultural dos alunos, e ainda sobre a trajetória de sua escolarização. Professores e diretores também são convidados a responder questionários que possibilitam conhecer a formação profissional, práticas pedagógicas,nível socioeconômico e cultural, estilos de liderança e formas de gestão. São coletadas, ainda, informações sobre o clima acadêmico da escola, clima disciplinar, recursos pedagógicos disponíveis, infra-estrutura e recursos humanos. Na mesma ocasião é preenchido, pelo aplicador dos testes, um formulário sobre as condições de infra-estrutura das escolas que participam da avaliação.
O que é a Matrizde Referência?
As Matrizes de Referência são um documento onde estão descritas as orientações para a elaboração dos itens dos testes do SAEB.
Para sua composição foi realizada uma consulta às propostas curriculares dos Estados brasileiros, alcançando-se uma síntese do que havia de comum entre elas. Todavia, como se sabe, há uma grande distância entre o currículo proposto e o ensinado de fato. Porisso, o INEP consultou professores das capitais brasileiras regentes das redes municipal, estadual e privada na 4ª e 8ª série do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, e ainda, examinou os livros didáticos mais utilizados nas mesmas redes e séries, para validar a listagem inicial.
Em seguida, foram incorporadas análises de professorese especialistas nas áreas do conhecimento avaliadas pelo Saeb. Decorrente destas análises, a opção teórica adotada é a que pressupõe a existência de competências cognitivas e habilidades a serem desenvolvidas pelo aluno no processo de ensino-aprendizagem. Os conteúdos associados às competências e habilidades desejáveis para cada série e ainda, para cada disciplina, foram subdivididos em partes...
tracking img