Trabalho Revoluao Francessa

2355 palavras 10 páginas
1. Introdução

Ainda temos, grande influência do iluminismo e da revolução francesa nos dias atuais. Está influência se mostra principalmente na política e no direito dos homens. Onde a revolução trouxe o fim do regime absolutista, criando o estado democrático e a declaração dos direitos do homem e do cidadão.
Este processo de revolução deixou ainda grandes nomes para a história da humanidade tendo como exemplo, o filosofo e pensador Jean Jacques Rousseau, que mesmo depois de morto inspirou lideres revolucionários como Robespierre, que o admirava com devoção.
Os princípios fundamentais da revolução estão em todos os países democráticos até hoje, à incluir o Brasil. Desde a separação dos três poderes (legislativo, executivo e judiciário) até o direitos e garantias dos cidadãos no âmbito social, político e econômico, sente-se a herança revolucionária.
A independência dos Estados Unidos da América teve grande influência da revolução francesa assim como outros países na América. Em 1794 os escravos haitianos, conseguiram o fim da escravidão após a guerra de independência, sendo o primeiro país do continente a abolir à escravidão. No Brasil, a Conjuração Baiana (Revolta dos Alfaiates) em 1798 também foi influenciada pela Revolução Francesa. Historiadores afirmam que os revolucionários franceses influenciaram muito as nações emergentes da Europa no século XVIII.

2. Jean Jacques Rousseau
Jean Jacques Rousseau nascera em 28 de junho de 1712, em Genebra, seu pai era Isaac Rousseau vindo de uma família onde quase todos eram relojoeiros e despunham de uma relativa fortuna mas nunca chegaram a pertencer a aristocracia, enquadravam se a burguesia média. Isaac tendo mesmo oficio e posição social, era um pouco mais pobre que os demais parentes, em virtude de ter partilhado a herança com quatorze irmãos.
Isaac

Relacionados