Trabalho relativo a aps de arc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cliente Interno
Mario Persona - A idéia do cliente interno pode ser mais bem entendida quando olhamos do ponto de vista da cadeia produtiva, formada basicamente por três elos: fornecedor, empresa e cliente. Para fabricar um produto qualquer a empresa depende de fornecedores e clientes. Os primeiros fornecem os insumos necessários à fabricação e os clientes adquirem o produto da empresarecompensando a ela e a todos os elos que a antecederam nessa corrente.

Se colocarmos uma lente sobre o elo "empresa", vamos encontrar dentro dela os mesmos elementos: há fornecedores e há clientes. Neste caso, os fornecedores internos são aqueles que proporcionam os insumos necessários à execução do trabalho e os clientes internos são os beneficiados por aquele trabalho. O mesmo se repete com cadapessoa participante dessa corrente que terá sempre um fornecedor, de quem é cliente, e um cliente, de quem é fornecedora.

Ainda que eu seja office-boy de cartório e minha atividade seja a de bater um carimbo em cada documento que chega à minha mesa, dependo de alguém para colocar o documento ali e dependo de outro para preencher e assinar o carimbo que bati. Na falta do primeiro, meu trabalho ficaimpossível de ser realizado. Na falta do segundo, meu trabalho fica incompleto e perde completamente seu sentido.

Olhando deste ponto de vista fica fácil entender que existe uma relação vital entre todos os participantes do trabalho em uma empresa e fora dela, uma relação que cria a possibilidade do trabalho ser feito e, não apenas isso, dá significado ou continuidade ao seu resultado.Qualquer pessoa que não entenda isso ou deixe de valorizar essa relação acaba prejudicando a si mesma e ao próprio fluxo e continuidade do trabalho. Em suma, na empresa todos são fornecedores de todos e todos são clientes de todos.

Texto dissertativo sobre Cliente Internohttp://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/recursos-humanos/cliente-interno,-eu-preciso-de-voce!-3681/artigo/#.UWnZ4JNQGHg
Cliente interno, eu preciso de você!

Já está na hora de parar de reinventar a roda.
Sabe aquela idéia genial que só não foi pra frente por falta de apoio?
Pois é; o gerente de marketing pensa como você; mas vocês nem se conhecem direito!
Empresas focadas na qualidade não têm tempo a perder com sorrisos amarelos, é preciso interação.

Uma das maiores contribuições da qualidade para agestão de empresas é o conceito de cliente interno. Infelizmente, até hoje o conceito de cliente interno não é muito difundido nas empresas.
Basta perguntar a um funcionário de uma empresa: "Quem é o seu cliente?" que uma boa parte vai te olhar estranho e responder: “Eu não tenho cliente, pois trabalho em um departamento interno da empresa”.
Para as empresas que ainda não adotaram o conceito decliente interno a situação é muito complicada e ossintomas são:

-Jogo de transferência de responsabilidades
-Conflitos originários de “competições” entre áreas
-Gestores que assimilam tais conflitos e levam para o lado pessoal,
colecionando inimigos mortais
-Processos descontinuados por falta de apoio e comprometimento
-Aumento no número de reclamações
-Aumento no tempo de execução dastarefas
-Reuniões improdutivas

Portanto todos, sem exceção, devem saber da importância de seus clientes e fornecedores internos. A partir do momento em que todos perceberem que realmente precisam uns dos outros para se obter qualidade, surge aí uma nova empresa.
Assim como nos esforçamos para surpreender nossos clientes externos, precisamos repensar, pelo menos, no melhor relacionamento comnossos colegas de trabalho.

Sobre o Autor

Débora Martins é palestrante, especialista no gerenciamento das relações entre empresas e clientes. É jornalista formada pela universidade Anhembi Morumbi, proprietária da empresa Atender Bem Consultoria e Treinamento Ltda. desde 1999. Palestrante convidada da Associação Comercial de São Paulo e consultora do Instituto Via de Acesso.

Participa...
tracking img