Trabalho relacionado com o processo de aquisição de linguagem por parte das crianças

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 62 (15349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ISPA – IU
Instituto Superior de Psicologia Aplicada

Psicologia da Comunicação e da Linguagem
Trabalho Individual Teórico-Prático

“A linguagem é tão essencial ao contexto humano que é impossível conceber a vida sem ela” Inês Sim-Sim

Discente: Joana Franco – 15099
3º Ano - Turma 1

Ano Lectivo 2010/2011
Índice
pág.
Introdução 2
Enquadramento Teórico
Teorias deAquisição da Linguagem
Perspectiva Comportamentalista/Behaviorista 5
Perspectiva Inatista 6
Perspectiva Cognitivista 13
Perspectiva Socio-Interaccionista 15
Desenvolvimento da Linguagem
Desenvolvimento Fonológico 16
Desenvolvimento Sintático e Morfossintático 22
Desenvolvimento Lexical e Semântico 26
Desenvolvimento Matalinguístico: Consciência Fonológica 30Metodologia
Caracterização da Amostra 37
Descrição do Instrumento 37
Procedimento 38
Prova de Definição Verbal 39
Prova de Compreensão de Estruturas Complexas 41
Prova de Reconstrução Fonémica – Bloco B 45
Prova de Segmentação Fonémica – Bloco D 45
Relatório Síntese do Desenvolvimento Linguístico da Criança Avaliada 49
Referências Bibliográficas 52Introdução
A comunicação é uma eminente da condição humana, sem ela seria impossível estabelecer-mos qualquer tipo de relação com o outro, expressar-mos as nossas necessidades ou desejos.
Embora a função primordial da linguagem seja a comunicação, linguagem e comunicação não são sinónimos. A comunicação diz respeito ao processo activo de troca de informação que envolve a codificação, atransmissão e a descodificação de uma mensagem entre dois ou mais intervenientes. No reino animal, por exemplo, encontramos formas específicas de comunicação, quer com vista a funções de acasalamento ou de demarcação territorial, quer para transmitir a localização de alimentos ou a aproximação de perigos.
O ser humano é por natureza um comunicador. Como seres sociais que somos, por mais que tentemos nãopodemos deixar de comunicar. Acções, gestos, palavras ou até mesmo silêncio, todas estas formas de expressão contêm uma mensagem que é descodificada pelos que nos rodeiam.
Para que a comunicação tenha sucesso é fundamental que todos os interlocutores dominem um código comum, ou seja, é necessário que todos os interlocutores entendam o sistema de sinais que é utilizado para transmitir umamensagem.
De entre as várias formas de comunicação existentes a comunicação verbal é, sem dúvida, a mais elaborada, sendo o sistema linguístico que a serve um código bastante complexo. Para melhor expressar uma determinada mensagem, o sistema linguístico, usualmente denominado por linguagem, serve-se de mecanismos que podem ser extralinguísticos ou paralinguísticos. A postura corporal, as expressõesfaciais e os gestos são exemplos de mecanismos extralinguísticos; a entoação, as pausas e as hesitações são exemplos de mecanismos paralinguísticos.
A comunicação verbal é universal, não dependendo das especificidades existentes em cada cultura ou comunidade linguística. Onde há homens há linguagem, portanto, transmitir e compreender informações através da linguagem é inerente à raça humana.Embora usada em contexto social, a linguagem não é uma invenção ou adaptação cultural, deve antes ser vista do ponto de vista genético, resultado da nossa herança genética, sendo assim justificada a semelhança entre todas as línguas (independentemente da diversidade de cada uma).
A comunicação verbal assenta em duas propriedades, a criatividade, sendo que utilizando um número limitado de unidades épossível produzir um infindável número de construções, que apesar de novas podem ser compreendidas por qualquer falante da mesma língua; e a arbitrariedade, já que a comunicação verbal assenta na representação simbólica e a relação entre a mensagem veiculada e os símbolos usados é arbitrária.
O processamento da informação verbal tem duas componentes: a compreensão e a produção. A compreensão...
tracking img