Trabalho Rela o entre o document rio Egito Em busca da Religi o e os textos de Eliade e Bakos

334 palavras 2 páginas
Trabalho de História Antiga I
Professora: Maytê
Acadêmico: Waldece Wagner Alexandre de Sousa Egito ­ Relação entre o documentário "Egito, Em busca da Eternidade" e os textos de ELIADE, Mirceia, 1976 e BAKOS, Margaret Marchiori, 1994. Este trabalho tem como objetivo traçar paralelos entre os textos e documentário, ambos abordam o tema dando ênfase para o aspecto religioso. Fica evidente tanto nos textos como no documentário como a religião e a política são elementos homogêneos.
O documentário, principalmente por utilizar o recurso visual, explora bem o cenário arquitetônico do Egito e é possível através da imagem visualizar o que as autoras descrevem no texto, a forma como viam o mundo como uma sinfonia perfeita, a maneira como de fato deusificavam alguns elementos, entre eles animais e os próprios faraós.
A preservação da história por meio da arte é um ponto comum entre as escritoras e o vídeo, a forma complexa dos hieroglifos e as pinturas em paredes contando feitos e mitos são extraordinariamente ricas em detalhes. E principalmente através da arte, da arquitetura e das escritas é que temos em determinada proporção como o faraó era de fato um deus entre os homens, isso fica evidente desde os inúmeros monumentos espalhados do alto Egito ao baixo, entre as pirâmides e inclusive representações dos mesmos em tamanhos gigantescos.
Sobre a geografia os textos abordam com um pouco mais de detalhes, dentre eles a forma como os egípcios desenvolveram uma maneira única de sobrevivência, muito por viverem também em um lugar único.
Um outro ponto que é de suma importância são os mitos teogônicos e cosmogônicos que retratam as criações dos deuses e do mundo, um fato diferente da crença egípicia é que possuem uma certa hierarquia na criação, deuses criam o mundo, os homens e

Relacionados